Empresa inicia despesca de animais silvestres das lagoas do Parque Municipal do Mocambo

Cagados exóticos serão encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), enquanto que peixes exóticos serão abatidos.

A Prefeitura Municipal e a empresa especializada iniciaram a despesca dos animais silvestres que vivem nas lagoas do Parque Municipal do Mocambo. O trabalho foi iniciado, de maneira parcial, no piscinão do parque. Cagados exóticos serão encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), enquanto que peixes exóticos serão abatidos.

Segundo Eni Amaral, bióloga da Prefeitura de Patos de Minas, o objetivo da despesca é retirar parte da população de peixes exóticos, que vivem no local. Em seguida, serão realizadas despescas nas lagoas, que ficam logo acima. Os animais nativos que vivem lá, serão encaminhados para o piscinão. Com relação aos cagados nativos, até 30 serão soltos no parque. Acima desta quantidade serão levados para o Rio Paranaíba.


A bióloga explicou que os peixes exóticos, como por exemplo as tilápias, serão abatidos e descartados. Isso ocorre porque no Brasil configura crime ambiental a soltura de animais exóticos. Durante o processo, os cagados exóticos serão encaminhados para o CETRAS, e, em seguida, levados para seus habitats naturais.

Eni destacou que os profissionais estão utilizando redes de arrasto, rede de espera, tarrafas, e diversas metodologias para otimizar o trabalho. De acordo com Eni, um fator dificultador é com relação ao nível do piscinão, que não será reduzido, o que atrapalha a despesca destes animais.

O Mocambo permanecerá aberto durante os trabalhos dos profissionais, porém com restrição em locais específicos. O piscinão está sinalizado e a orientação é para que os visitantes não ultrapassem as fitas.

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais