Empresa inicia despesca de animais silvestres das lagoas do Parque Municipal do Mocambo

Cagados exóticos serão encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), enquanto que peixes exóticos serão abatidos.

A Prefeitura Municipal e a empresa especializada iniciaram a despesca dos animais silvestres que vivem nas lagoas do Parque Municipal do Mocambo. O trabalho foi iniciado, de maneira parcial, no piscinão do parque. Cagados exóticos serão encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), enquanto que peixes exóticos serão abatidos.

Segundo Eni Amaral, bióloga da Prefeitura de Patos de Minas, o objetivo da despesca é retirar parte da população de peixes exóticos, que vivem no local. Em seguida, serão realizadas despescas nas lagoas, que ficam logo acima. Os animais nativos que vivem lá, serão encaminhados para o piscinão. Com relação aos cagados nativos, até 30 serão soltos no parque. Acima desta quantidade serão levados para o Rio Paranaíba.


A bióloga explicou que os peixes exóticos, como por exemplo as tilápias, serão abatidos e descartados. Isso ocorre porque no Brasil configura crime ambiental a soltura de animais exóticos. Durante o processo, os cagados exóticos serão encaminhados para o CETRAS, e, em seguida, levados para seus habitats naturais.

Eni destacou que os profissionais estão utilizando redes de arrasto, rede de espera, tarrafas, e diversas metodologias para otimizar o trabalho. De acordo com Eni, um fator dificultador é com relação ao nível do piscinão, que não será reduzido, o que atrapalha a despesca destes animais.

O Mocambo permanecerá aberto durante os trabalhos dos profissionais, porém com restrição em locais específicos. O piscinão está sinalizado e a orientação é para que os visitantes não ultrapassem as fitas.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais