Empresa faz sondagem no solo para início da ampliação do Hospital Regional, em Patos de Minas

O trabalho se concentrou na parte da frente da unidade, onde se dará a ampliação do hospital.

Profissionais de uma empresa especializada foram até o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas, nessa quarta-feira (02) para fazerem uma sondagem no solo da unidade. O trabalho se concentrou na parte da frente da unidade, onde se dará a ampliação do hospital. O trabalho será realizado a pedido do UNIPAM.

Os profissionais fizeram perfurações no pavimento para verificarem a resistência do solo. A análise é feita para o dimensionamento da fundação, obtendo informações sobre o tipo de solo, o nível do lençol freático, as camadas do solo e a resistência dessas camadas antes do início da construção.

O Patos Hoje tentou obter informações junto aos profissionais sobre o objetivo da atividade, mas só teve ciência de que estavam fazendo a sondagem do solo. A pedido do Patos Hoje, o Governo de Minas Gerais enviou o seguinte posicionamento às 14h33 desta quinta-feira (03):

"A Fhemig formalizou, em julho de 2022, a celebração de convênio com o município de Patos de Minas para a realização de obras de ampliação do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). O convênio tem vigência de 46 meses e as obras estão orçadas em R$ 34 milhões. A gestão municipal, responsável pela execução de todas as etapas da obra de ampliação, por meio de parceria com a Unipam, vem realizando projetos arquitetônicos, estruturais, entre outros. Uma das etapas previstas é a realização da sondagem de solo, que vem ocorrendo neste momento a pedido da Unipam. Em relação à previsão de início de obra, é necessário finalizar os projetos que estão em andamento e aprová-los junto à vigilância sanitária estadual para que seja elaborado cronograma de execução. A expansão do HRAD irá viabilizar a implantação do Banco de Leite; a expansão de salas no Bloco Cirúrgico; e novos leitos de UTI adulto. O Bloco Obstétrico ganhará um Centro de Parto Normal, composto por Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP). O setor de Neonatologia, que hoje possui leitos de UTI Neonatal (UTIN) e de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), também será ampliado; e criada a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Ainda estão previstos no projeto a realocação da área administrativa e a modernização do parque tecnológico."

Do dia 1º de julho de 2022, a prefeitura teria 46 meses para planejar e executar as obras na unidade hospitalar. Atualmente, a capacidade instalada do hospital é de 136 leitos, sendo: 9 leitos de UTI adulto; 6 leitos de UTI neonatal e 3 leitos de cuidados intermediários neonatal; 16 leitos de clínica médica; 18 leitos para cirurgia geral; 10 leitos para pediatria; 24 leitos para clínica ortopédica e 17 leitos de alojamento conjunto. Na Unidade de Curta Permanência, há 15 leitos disponíveis, sendo 6 de ortopedia, 4 de cirurgia geral e 5 de clínica médica. Na Unidade de Decisão Clínica (UDC), são 3 leitos. Em março de 2020, o hospital se tornou referência na macrorregião para pacientes graves acometidos por covid-19 e que necessitavam de leitos de UTI. Estudo divulgado recentemente pelo Hospital Regional mostra que a unidade está com média de internação superior à capacidade de internação.


Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pela PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Garotinha patense conquista duas medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Veja mais