Empresa de confecção demite mais de 70 funcionários de uma vez

A sede da União Sindical de Patos de Minas ficou bastante movimentada nesta sexta-feira (06).

A sede da União Sindical de Patos de Minas ficou bastante movimentada nesta sexta-feira (06). 72 profissionais do setor de confecções foram demitidos por uma única empresa nessa quinta-feira (5), reforçando ainda mais a crise vivida pelo setor. No mês de dezembro, quase todas as indústrias de confecção existentes na cidade já haviam feito demissões.

A Indústria de Confecções em Patos de Minas viveu o auge na década de 90. As dezenas de empresas instaladas na cidade, principalmente de confecção de roupas jeans, empregavam mais de duas mil pessoas. A época de bonança se estendeu até 2002 quando as importações da China começaram a interferir no mercado interno.

Em seis anos, o número de indústrias de confecções na cidade diminui para cerca de 80 e as vagas de emprego geradas por elas caíram praticamente pela metade. De acordo com o Sindicato da Indústria do Vestuário do Alto Paranaíba, SINDVEST, o setor emprega hoje em Patos de Minas cerca de mil pessoas.

E a tendência é de mais arrocho nos próximos meses. De acordo com Geraldo Fernandes, proprietário da Gean Fernan e um dos pioneiros da indústria de confecções na cidade, o setor ainda deverá sofrer os efeitos da crise mundial durante todo o primeiro semestre de 2009.

Mas os empresários do setor não estão tão pessimistas. A valorização do dólar em cerca de 30% aumenta a competitividade dos produtos nacionais em relação aos importados da China e pode amenizar os efeitos da crise no futuro.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais