Empresa de confecção demite mais de 70 funcionários de uma vez

A sede da União Sindical de Patos de Minas ficou bastante movimentada nesta sexta-feira (06).

A sede da União Sindical de Patos de Minas ficou bastante movimentada nesta sexta-feira (06). 72 profissionais do setor de confecções foram demitidos por uma única empresa nessa quinta-feira (5), reforçando ainda mais a crise vivida pelo setor. No mês de dezembro, quase todas as indústrias de confecção existentes na cidade já haviam feito demissões.

A Indústria de Confecções em Patos de Minas viveu o auge na década de 90. As dezenas de empresas instaladas na cidade, principalmente de confecção de roupas jeans, empregavam mais de duas mil pessoas. A época de bonança se estendeu até 2002 quando as importações da China começaram a interferir no mercado interno.

Em seis anos, o número de indústrias de confecções na cidade diminui para cerca de 80 e as vagas de emprego geradas por elas caíram praticamente pela metade. De acordo com o Sindicato da Indústria do Vestuário do Alto Paranaíba, SINDVEST, o setor emprega hoje em Patos de Minas cerca de mil pessoas.

E a tendência é de mais arrocho nos próximos meses. De acordo com Geraldo Fernandes, proprietário da Gean Fernan e um dos pioneiros da indústria de confecções na cidade, o setor ainda deverá sofrer os efeitos da crise mundial durante todo o primeiro semestre de 2009.

Mas os empresários do setor não estão tão pessimistas. A valorização do dólar em cerca de 30% aumenta a competitividade dos produtos nacionais em relação aos importados da China e pode amenizar os efeitos da crise no futuro.

Últimas Notícias

Homem é preso por agredir com soco e ameaçar de morte dupla em via pública

Veja mais

Salário Mínimo sobe para R$ 1.621 em janeiro, reajuste de 6,79%

Veja mais

Cooperar é ganhar: Campanha da Cresol sorteia três prêmios de R$ 1 milhão

Veja mais

Suinco recebe Troféu Prata e é reconhecida entre as melhores cooperativas do Brasil em excelência em gestão

Veja mais

Comissão do MEC visita Rio Paranaíba e avalia avanço para implantação do curso de Medicina na UFV já em 2026

Veja mais

Mulher quebra rádio e ofende policiais após perturbar funcionários de pastelaria em Patos de Minas

Veja mais