Empreendedor mostra caminhos do sucesso na produção de leite para alunos de escola municipal

O administrador de uma grande fazenda na região contou a história da empresa que atingiu a produção de mais de 13330 litros de leite por dia e respondeu às perguntas dos estudantes.

João Paulo, mostrou como tudo começou e como conquistaram a valorização.

Os alunos da Escola Municipal José Paulo de Amorim no Distrito de Pindaíbas em Patos de Minas puderam conhecer os passos para o sucesso na produção de leite nesta sexta-feira (09). O administrador de uma grande fazenda na região contou a história da empresa que atingiu a produção de mais de 13330 litros de leite por dia e respondeu às perguntas dos estudantes.

O veterinário e gestor da Fazenda Lageado, João Paulo T. Santana, mostrou como tudo começou e como conquistaram a valorização. “O segredo é ser dedicado às pessoas. Os colaboradores estão sempre fazendo cursos. Precisamos de pessoas capacitadas e continuamos juntos a eles para apoiá-los”, disse.

Ele informou que atualmente conta com 410 vacas em lactação e todas são produto de inseminação artificial. “Os sêmens vêm dos Estados Unidos ou Canadá”, disse. Elas produzem cerca de 13300 litros diários, o que equivale a 32,4 litros de leite por vaca/dia, uma média muito superior à média nacional. “O gado é 100% confinado e estocamos alimento para 20 meses. Não sabemos o que pode acontecer”, informou.

Todo o leite produzido é levado para uma empresa em Uberlândia e de lá é transformado em leite em pó para exportação. “Nós investimos em qualidade”, disse. Com relação a investimento, ele salientou que atualmente a rede bancária oferece juros mais baixos para quem tem capacidade de quitar os débitos, mas também a quem prioriza a oferta de empregos de qualidade. O financiamento faz parte da administração da empresa.

O empreendedor salientou o futuro da produção agrícola que contará cada vez mais com máquinas e equipamentos controlados por computador. E frisou que a tecnologia não vai substituir o homem, mas é preciso se investir em qualificação e levar a sério os estudos. Após mostrar a história da empresa, os alunos puderam fazer várias perguntas.

A palestra faz parte do ciclo de estudos que a escola vem desenvolvendo para criar a cultura do empreendedorismo. A concentração singular demonstrada pelos alunos mostrou o quanto o assunto foi produtivo. A diretora da Escola Municipal José Paulo de Amorim, Sônia Aparecida Soares, e a supervisora, Celma Lopes, juntamente com os professores ressaltaram a importância de levar conteúdos novos para os estudantes entenderem a importância de empreender no meio rural.

Sônia ainda destacou a importância da palestra na escola para abrir horizontes aos alunos, visto que quase todas as oportunidades são dadas através da instituição e o corpo docente não mede esforços para que isso aconteça. “O empreendedorismo tem sido muito importante para a abrir a visão dos estudantes, mostrando que eles podem ser autônomos e donos do próprio negócio e que a escola está dando esta oportunidade para eles”, concluiu.

Últimas Notícias

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais