Embaixo de sol e chuva, ambulâncias do Samu Municipal seguem abandonadas e sem previsão de uso
Algumas estão até com os pneus murchos.
Quatro meses depois do Samu municipal ser desativado em Patos de Minas, as ambulâncias que auxiliaram no transporte e salvamento de milhares de vidas continuam descartadas e sofrendo em baixo de sol e chuva no Ceasa Regional. São sete ambulâncias e duas motocicletas que, desde que o Samu foi desativado, estão inutilizáveis. Algumas estão até com os pneus murchos.
De acordo com Paulo Macedo, ex-servidor do Samu municipal, no início foi falado que as ambulâncias seriam utilizadas em prol das demandas da Secretaria de Saúde, entretanto, ele relata que foram descartadas no pátio do Ceasa. “Enquanto as ambulâncias estão lá paradas, sem nenhum uso, nós estamos trabalhando na UPA com um “pau velho” caindo aos pedaços” disse ele.
Quando o Cisreuno começou a tomar conta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, todas as ambulâncias foram trocadas por veículos novos. “Eles estão fazendo com as ambulâncias o mesmo que fizeram com os antigos servidores do Samu, descartar” disse Paulo. As ambulâncias ainda estão caracterizadas e foram adquiridas com recursos da saúde vindos do governo do estado.
Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal que nos emitiu o seguinte posicionamento:
As ambulâncias que compunham a frota do Samu Municipal serão incorporadas à frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde (sobretudo TFD). Isso ainda não ocorreu porque, para tanto, é necessário que o Ministério da Saúde autorize a descaracterização dos veículos. O município já requereu essa autorização em outubro de 2022 e aguarda retorno do órgão para dar seguimento ao processo.