Em situação de abandono, prédios históricos da Epamig caem aos pedaços

A Fazenda Experimental da Epamig na localidade de Sertãozinho em Patos de Minas está com suas unidades caindo aos pedaços.

O conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig no Sertãozinho tem aspecto de abandono.

A situação é abandono. A Fazenda Experimental da Epamig na localidade de Sertãozinho em Patos de Minas está com suas unidades caindo aos pedaços. Alguns prédios já começaram a desabar. Outros são tomados pelo mato e pela sujeira. O conjunto de prédios da Empresa de Pesquisa do Estado de Minas é tombada pelo Patrimônio Histórico e a situação preocupa.

A Fazenda Experimental da Epamig foi instalada em Patos de Minas em 1937 e passou a abrigar inúmeras pesquisas de melhoramento de sementes. A unidade é referência em pesquisas de trigo e soja, além de estudos na região do Alto Paranaíba de feijão, arroz e algodão, realizados em conjunto com a Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (Coopadap). A Fazenda também abriga uma estação metereológica e outra de sismologia.

Os avanços proporcionados à agricultura, no entanto, não tem chamado a atenção dos governos para a necessidade de melhorias na estrutura da sede da Empresa. A última reforma realizada no local foi na década de 80. De lá para cá, a realização de investimentos em obras de melhorias ficaram somente na promessa.

O conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig no Sertãozinho tem aspecto de abandono. A sujeira toma conta dos imóveis e a ação do tempo é uma ameaça real. De alguns prédios restaram apenas ruínas. Em outros, o telhado já começa a desabar. Muitos prédios permanecem fechados e onde há atividades, a necessidade de reforma é urgente.

Muitas promessas de liberação de verbas para restauração do conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig foram feitas, mas nenhuma chegou a ser concretizada. Há alguns meses, um representante do Estado esteve em Patos de Minas em busca de parcerias com o município para resolver o problema, mas as conversas pararam por causa da eleição.

O historiador Geenes Alves demonstra preocupação com a situação de abandono do conjunto de prédios da Fazenda Experimental da Epamig na localidade de Sertãozinho. Ele destacou a importância dos imóveis para o Patrimônio Histórico de Patos de Minas e disse que existem recursos disponíveis para a realização desse tipo de obra, ressaltando que depende mais de vontade política para resolver a questão.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais