Elmiro Nascimento presta homenagem ao Zama Maciel pelos 50 anos
O parlamentar fez um relato da importante história da Escola Estadual Zama Maciel para Patos de Minas e região
A Escola Estadual Zama Maciel está completando 50 anos de atividade em Patos de Minas. Em decorrência do Jubileu de Ouro, o deputado Elmiro Nascimento protocolou um requerimento na Assembléia Legislativa de Minas para homenagear o Colégio Estadual, como é chamado.
Para justificar a homenagem, o parlamentar fez um relato da importante história da Escola Estadual Zama Maciel para Patos de Minas e região
“Fundada em 1960, a Escola Estadual Professor Zama Maciel, com sede em Patos de Minas, comemora neste ano o seu jubileu de ouro. A instituição de ensino, criada pelo Município durante a gestão do Prefeito Sebastião Alves do Nascimento (Binga), meu saudoso pai, foi denominada inicialmente Colégio Municipal de Patos de Minas.
Pioneira em oferecer o curso científico na cidade, em seus 50 anos de história, a Escola Estadual Professor Zama Maciel vem formando cidadãos preparados para o mercado de trabalho, com ética, disciplina e responsabilidade social. Tendo atravessado essas cinco décadas, a Escola tem acompanhado as transformações da sociedade e continua firme no propósito de educar e contribuir valiosamente para o ensino da comunidade patense.
Nesta data comemorativa, importante mencionar as figuras das ex-diretoras Terezinha de Deus Fonseca, Elvira Ferreira Porto Cordeiro, Cleuza Pereira da Fonseca, Francisca Mendonça de Morais Fonseca, Ângela Maria Mendes, Marize Angélica de Lima Resende e da atual diretora Naírdes Eustáquio Braga Lamarca. Cada uma, ao seu modo e no seu tempo, colaborou para a história deste educandário, atuando com firmeza e retidão na importante missão de educar.
Não menos importante foi o papel de cada um dos professores e funcionários da Escola, que também escreveram seus nomes na história da instituição. Não poderia deixar de registrar o importante papel de todos os alunos que passaram pelo Zama Maciel, carinhosamente conhecido como “Estadual”, e daqueles que ainda lá estudam, que guardam em si a marca de uma educação de qualidade e o suporte de suas conquistas.
O requerimento em homenagem a Escola Estadual Zama Maciel foi apresentado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa segunda-feira (17).