Elmiro diz que falta de efetivo dificulta instalação de Batalhão dos Bombeiros

Há mais de um ano, Patos de Minas luta para transformar a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Batalhão.


Elmiro Nascimento - Secretário de Agricultura de Minas Gerais

Há mais de um ano, Patos de Minas luta para transformar a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Batalhão. A mudança é uma necessidade urgente para melhorar o serviço de resgate e salvamento que é disponibilizado na região. O esforço, no entanto, não tem sido suficiente para convencer o governo do Estado. A Justificativa agora é de que o Corpo de Bombeiros não dispõe de efetivo para comandar um novo Batalhão.

Entidades representantes de Patos de Minas se manifestaram ao Governo de Minas informando sobre a necessidade da elevação da Companhia de Bombeiros à condição de Batalhão. Estudos técnicos informando sobre a viabilidade da mudança estão sendo entregues às lideranças do município para fazer com que o governador Antônio Anastasia cumpra com o compromisso de que fez com esta região.

Na última semana, o agora secretário de Estado da Agricultura Elmiro Nascimento e a prefeita Béia Savassi se reuniram com o comando do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte para viabilizar o Batalhão em Patos de Minas. De acordo com Elmiro, a dificuldade na mudança está na falta de efetivo da corporação. Para comandar um Batalhão seria necessário a transferência de um Tenente-Coronel que não tem disponível no momento.

Mas informações de dentro do Corpo de Bombeiros dão conta de que a mudança depende simplesmente de vontade política. A mudança poderia acontecer de forma gradual, transformando primeiro a Companhia em Companhia Independente, que pode ser comandada por um major ou até mesmo por um capitão, para depois chegar a ser um Batalhão.

A Companhia de Bombeiros de Patos de Minas é responsável por atender quase todo o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. São 42 municípios e uma população que chega perto de um milhão de pessoas. Com dois pelotões, um em Patrocínio e outro em Unaí, e a estrutura pequena, o atendimento a uma região tão grande é quase impossível.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais