Elmiro diz que falta de efetivo dificulta instalação de Batalhão dos Bombeiros

Há mais de um ano, Patos de Minas luta para transformar a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Batalhão.


Elmiro Nascimento - Secretário de Agricultura de Minas Gerais

Há mais de um ano, Patos de Minas luta para transformar a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Batalhão. A mudança é uma necessidade urgente para melhorar o serviço de resgate e salvamento que é disponibilizado na região. O esforço, no entanto, não tem sido suficiente para convencer o governo do Estado. A Justificativa agora é de que o Corpo de Bombeiros não dispõe de efetivo para comandar um novo Batalhão.

Entidades representantes de Patos de Minas se manifestaram ao Governo de Minas informando sobre a necessidade da elevação da Companhia de Bombeiros à condição de Batalhão. Estudos técnicos informando sobre a viabilidade da mudança estão sendo entregues às lideranças do município para fazer com que o governador Antônio Anastasia cumpra com o compromisso de que fez com esta região.

Na última semana, o agora secretário de Estado da Agricultura Elmiro Nascimento e a prefeita Béia Savassi se reuniram com o comando do Corpo de Bombeiros em Belo Horizonte para viabilizar o Batalhão em Patos de Minas. De acordo com Elmiro, a dificuldade na mudança está na falta de efetivo da corporação. Para comandar um Batalhão seria necessário a transferência de um Tenente-Coronel que não tem disponível no momento.

Mas informações de dentro do Corpo de Bombeiros dão conta de que a mudança depende simplesmente de vontade política. A mudança poderia acontecer de forma gradual, transformando primeiro a Companhia em Companhia Independente, que pode ser comandada por um major ou até mesmo por um capitão, para depois chegar a ser um Batalhão.

A Companhia de Bombeiros de Patos de Minas é responsável por atender quase todo o Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. São 42 municípios e uma população que chega perto de um milhão de pessoas. Com dois pelotões, um em Patrocínio e outro em Unaí, e a estrutura pequena, o atendimento a uma região tão grande é quase impossível.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais