☰
✕

Eleitores fora do flagrante não podem ser presos a partir de hoje e até 48h após as eleições

A partir de hoje nenhum eleitor pode ser preso a não ser em flagrante delito.

Imagem Ilustração.

No próximo domingo (02), os 108.071 eleitores de Patos de Minas vãos às urnas escolher o novo prefeito, vice-prefeito e os 17 vereadores da Câmara Municipal. O direito ao voto está assegurado até mesmo para aqueles que enfrentam problemas com a Justiça. A partir de hoje nenhum eleitor pode ser preso a não ser em flagrante delito.

A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. A lei que entrou em vigor hoje vale até 48 horas após o encerramento do pleito. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado.

A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto."

Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Empresa apresenta ao Governo projeto de R$ 600 milhões para impulsionar o turismo em Três Marias

Veja mais

Homem é preso após furtar televisão dos próprios avós em Patos de Minas

Veja mais

UNIPAM abre inscrições para MBA em Inteligência Artificial com parceria do Sicoob Credicopa

Veja mais

Denúncia leva Polícia Militar a apreender revólver municiado em caminhão de serviço no Jardim Esperança

Veja mais

Homem de 67 anos é levado para a Delegacia após denúncia de importunação sexual contra enteado de 9 anos

Veja mais

Homem que abraçou, beijou e esfaqueou a mulher até a morte na frente dos filhos é condenado a 75 anos de prisão

Veja mais