Edmê Avelar toma posse sem a presença de vereadores que perderam a eleição

Com apenas oito vereadores no plenário, Edmê Avelar assumiu o comando do Legislativo Patense.


Experiente, a nova presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas minimizou as ausências.
Eles até justificaram a ausência, mas a impressão que ficou para quem compareceu à solenidade de posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas é a de que os vereadores da chapa que perdeu a eleição ainda não engoliram a derrota por 10 votos a sete. Além dos cinco componentes da chapa perdedora, os outros dois que compõem o grupo de apoio ao prefeito Pedro Lucas também não compareceram. Francimar Rosa e Francisco Frechiani viajaram e justificaram a ausência.

Com apenas oito vereadores no plenário, Edmê Avelar assumiu o comando do Legislativo Patense. Experiente, a nova presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas minimizou as ausências. “Não tem retaliação nenhuma. É o período de recesso e os vereadores têm outros afazeres, alguns estão viajando. Eles enviaram suas justificativas e eu fico feliz com as mensagens enviadas”, declarou a presidente sobre as ausências.

Mas vale lembrar que os vereadores Braz Paulo, Cabo Batista, Itamar André, José Lucilo, Lázaro Borges e Lindomar Tavares movem uma ação na Justiça para impedir que a chapa presidida por Edmê Avelar assuma o comando do Legislativo Patense. Eles alegam que a substituição de um dos membros da chapa vencedora minutos antes da eleição feriu o Regimento Interno. O mandado de segurança foi indeferido em primeira instância e o grupo recorreu ao Tribunal de Justiça em Belo Horizonte.

Alheia ao problema, a vereadora eleita Edmê Avelar assumiu a presidência da Câmara prometendo fazer uma gestão responsável, com a participação direta das instituições existentes em Patos de Minas e da comunidade. “Vamos promover audiências públicas para que as pessoas participem das decisões no Poder Legislativo”, declarou.

O grande desafio da próxima mesa diretora da Câmara será dar continuidade à construção da sede do Legislativo. O terreno já está definido, o projeto arquitetônico está pronto e o próximo passo será elaborar os demais projetos para o início da construção. Edmê Avelar destacou a importância da construção da sede do legislativo e prometeu dar prosseguimento ao projeto.

A única vereadora presente na Câmara de Patos de Minas nesta legislatura, Edmê recebeu flores e foi homenageada pelos funcionários da casa. Parentes, amigos e autoridades do município também compareceram à posse.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais