Ecoponto poderá ser instalado em Patos de Minas para coleta de pneus e outros inservíveis

Patos de Minas vive momento de expectativas para a instalação de nova empresa para o descarte correto desta classe de materiais e equipamentos.

Após um longo período sem a presença de local apropriado para a destinação de resíduos sólidos inservíveis, a exemplo dos pneus velhos, Patos de Minas vive momento de expectativas para a instalação de nova empresa para o descarte correto desta classe de materiais e equipamentos.

Nos últimos meses, empresários, proprietários e funcionários de borracharias, oficinas mecânicas e distritribuidoras de revendas de pneumáticos, têm vivido momentos difíceis e apreensivos pela falta de ecopontos licenciados para o descarte de resíduos usados e descartáveis. O Patos Hoje fez uma reportagem e mostrou as dificuldades enfrentadas pelas borracharias.

O problema mais grave em questão é o acúmulo do grande número de pneus inservíveis estocados em áreas de serviço de oficinas e borracharias, sem ter um local apropriado e licenciado para o descarte desse tipo de material.

Não bastasse todo esse dilema, a população patense em geral, vive apreensiva e aflita com as verdadeiras "montanhas" de pneus velhos que são jogados de forma irregular em lotes, terrenos baldios e no meio do mato, tornando-se focos para a disseminação do mosquito transmissor da dengue. Segundo informações, vários moradores próximos ao antigo ecoponto de pneus inservíveis no setor industrial II, estão acometidos com dengue e outras endemias.

O município de Patos de Minas contava até a pouco tempo com o Ecoponto em área pública no bairro Planalto para o descarte de pneus inservíveis. Depois a administração e gestão da coleta e manejo de pneus velhos foram repassadas à iniciativa privada, para a empresa Lauret Pneus na avenida Rodrigo Castilho no Distrito Industrial II. Há meses a empresa encerrou suas atividades e, no momento, não existe nenhum local adequado ambientalmente para o descarte de pneus inservíveis em Patos de Minas.

A lei federal da logística reversa pressupõe que a responsabilidade da destinação correta e descarte de resíduos sólidos como lâmpadas, pilhas, baterias e pneus inservíveis, são dos geradores, fabricantes, importadores e revendedores dessas classes de materiais. Porém, com a movimentação de processo de logística, regulação e instituição de parceria do estado e municípios.

Agora, nas últimas semanas, a empresa Apan (Associação de Proteção Ambiental Nacional) com sede em Unaí no noroeste de Minas, demonstrou interesse para a instalação de unidade de ecopontos em Patos de Minas, para o recolhimento de matérias e equipamentos inservíveis, dentre outros, pneus velhos, pilhas, baterias e lâmpadas inservíveis, na coleta e destinação correta dos resíduos.

Segundo informações, enquanto não há a consolidação de convênio entre a Apan e o Município para a instalação de ecoponto oficial, a empresa está agendando com antecedência entre as empresas e revendedoras de pneus no transporte das cargas para fora de Patos de Minas.

Fotos: Civuca Costa

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais