Economia brasileira recua 0,2% no primeiro trimestre

A economia brasileira recuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com trimestre anterior.

A economia brasileira recuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com trimestre anterior (outubro, novembro e dezembro de 2014). No trimestre anterior, a economia cresceu 0,3%. Nos três primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em R$ 1,4 trilhão.

Segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do primeiro trimestre deste ano caiu 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado, a maior queda desde o segundo trimestre de 2009 (-2,3%). Em 12 meses, o PIB acumula queda de 0,9%.

A queda de 0,2% na passagem do quarto trimestre de 2014 para o primeiro trimestre deste ano foi puxada principalmente pelo setor de serviços, que recuou 0,7%. A indústria também caiu (-0,3%). A agropecuária, por outro lado, teve crescimento de 4,7% no período.

Sob a ótica da demanda, houve queda no consumo das famílias (-1,5%), investimentos (-1,3%) e consumo do governo (-1,3%). As exportações cresceram 5,7%. Houve alta também nas importações (1,2%).

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

"Está chegando a hora!" Falcão publica mensagem enigmática e aumenta expectativa sobre chapa com Cleitinho

Veja mais

Duas crianças morrem em acidente envolvendo três veículos na BR 040, em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Mãe é indiciada após discutir com a namorada da filha para terminar relacionamento

Veja mais

Homem é preso ao ser flagrado tentando furtar fiação elétrica de residência no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Ingressos para Mamoré x Democrata começam a ser vendidos nesta quarta; veja os pontos de venda

Veja mais

Tempo seco faz disparar o número de queimadas e coloca Patos de Minas em alerta

Veja mais