Eclipse solar parcial poderá ser visto na tarde deste sábado em Patos de Minas

Na capital do milho o disco lunar tocará o disco solar por volta das 15h30, com pico do eclipse às 16h47.

Os fãs dos eventos astronômicos vão voltar os olhos para o céu no final da tarde deste sábado (14). Isso porque vai acontecer um eclipse solar: eclipse anular em uma estreita faixa do Norte e Nordeste do Brasil e parcial nas demais regiões. Em Patos de Minas e em todo o Alto Paranaíba mineiro, teremos um Eclipse Solar Parcial, com cerca de 55% do Sol coberto pela Lua. Na capital do milho o disco lunar tocará o disco solar por volta das 15h30, com pico do eclipse às 16h47.

O eclipse anular é caracterizado pela dinâmica celeste onde a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, está a uma distância que não consegue encobrir o Sol completamente, gerando uma espécie de "anel" luminoso ao redor da Lua. Porém, o observador em Terra deve estar alinhado com a Lua e o Sol, e isso só ocorrerá em uma pequena faixa que percorre o Norte e o Nordeste do Brasil, além de países da América Central e os Estados Unidos.

Já nas demais regiões, a Lua encobrirá somente uma parte do Sol, caracterizando nesses casos um eclipse parcial do Sol. O último eclipse anular que tivemos aqui no Brasil foi em 1995. E o próximo será em 2067. Logicamente, ocorrerão outros eclipses solares totais e anulares, mas não serão vistos daqui do Brasil. Em Patos de Minas, o evento poderá ser visto a partir das 15h30.

O professor Gilberto Dumont destaca que é recomendado, para ver o eclipse, o uso de óculos específicos para esse fim, com um filtro solar especial. Na ausência desse, utilizar vidro de máscara de solda número 14 e certificar de que ele atende às normas ISO, além disso, olhar somente por 20 segundos e "descansar" as vistas.

Ele explicou que a luz solar emite espectros de ondas que não são detectadas pelos nossos olhos e podem causar danos irreversíveis à visão. Nunca usar "chapas de RX" ou óculos de Sol para observar o eclipse. Embora a prática popular no passado de se usar plástico de RX para este tipo de observação fosse muito comum, este material não filtra a radiação solar, podendo causar sérios danos à visão. Além disso, use bonés, protetor solar para pele e beba bastante água, principalmente se estiver com crianças na observação. O Observatório de Astronomia de Patos de Minas fará a cobertura completa deste eclipse de 2023.

Últimas Notícias

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais