Duas Polícias: Civil e Militar. Por quê? - por Brian Epstein Campos

Unificar as polícias, dividir a competência investigatórias entre elas ou melhor estruturar a Polícia Civil, qual a melhor solução?

Em verdade, temos seis forças policiais: Militar, Civil, Federal, Federal Rodoviária, Federal Ferroviária e Penal (“agentes penitenciários”), que compõem a segurança pública.

Em linhas gerais, compete à Polícia Militar, uniformizada, o policiamento ostensivo e a prevenção de ilícitos por meio de rondas, ações de choque, policiamento comunitário, entre outros. Tem formação nas academias militares ou nos cursos de formação de soldados.

Cabe à Polícia Civil, também chamada de Polícia Judiciária, as investigações dos crimes comuns e outras atividades como expedição de cédula de identidade, atestado de antecedentes criminais, periciais.

Considerando a ocorrência de crime, PRIMEIRO: a Polícia Militar faz o atendimento, se necessário autua o suspeito e o conduz à delegacia, lavrando o Boletim de Ocorrência. SEGUNDO: na delegacia os trabalhos da Polícia Judiciária são presididos pelo Delegado (bacharel em Direito) que pode efetuar a prisão, promover o aprofundamento das investigações, fixar fiança ou determinar outra atividade que for própria. TERCEIRO: se for a hipótese, o Delegado encaminha o caso para o Poder Judiciário.

As funções das Polícias estão fixadas na Constituição Federal e a atividade de uma complementa a outra na função de prevenção da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Contudo, criou-se no Congresso Nacional uma comissão para rediscutir a competência legal da investigação com objetivo de alterar a Constituição, e parte do princípio que "O modelo de polícia atual é insatisfatório e, como consequência, o nível de elucidação dos crimes é baixíssimo, o que sujeita a população brasileira a índices alarmantes de violência, criminalidade e impunidade".

Unificar as polícias, dividir a competência investigatórias entre elas ou melhor estruturar a Polícia Civil, qual a melhor solução?

Últimas Notícias

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais