Duas Polícias: Civil e Militar. Por quê? - por Brian Epstein Campos

Unificar as polícias, dividir a competência investigatórias entre elas ou melhor estruturar a Polícia Civil, qual a melhor solução?

Em verdade, temos seis forças policiais: Militar, Civil, Federal, Federal Rodoviária, Federal Ferroviária e Penal (“agentes penitenciários”), que compõem a segurança pública.

Em linhas gerais, compete à Polícia Militar, uniformizada, o policiamento ostensivo e a prevenção de ilícitos por meio de rondas, ações de choque, policiamento comunitário, entre outros. Tem formação nas academias militares ou nos cursos de formação de soldados.

Cabe à Polícia Civil, também chamada de Polícia Judiciária, as investigações dos crimes comuns e outras atividades como expedição de cédula de identidade, atestado de antecedentes criminais, periciais.

Considerando a ocorrência de crime, PRIMEIRO: a Polícia Militar faz o atendimento, se necessário autua o suspeito e o conduz à delegacia, lavrando o Boletim de Ocorrência. SEGUNDO: na delegacia os trabalhos da Polícia Judiciária são presididos pelo Delegado (bacharel em Direito) que pode efetuar a prisão, promover o aprofundamento das investigações, fixar fiança ou determinar outra atividade que for própria. TERCEIRO: se for a hipótese, o Delegado encaminha o caso para o Poder Judiciário.

As funções das Polícias estão fixadas na Constituição Federal e a atividade de uma complementa a outra na função de prevenção da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Contudo, criou-se no Congresso Nacional uma comissão para rediscutir a competência legal da investigação com objetivo de alterar a Constituição, e parte do princípio que "O modelo de polícia atual é insatisfatório e, como consequência, o nível de elucidação dos crimes é baixíssimo, o que sujeita a população brasileira a índices alarmantes de violência, criminalidade e impunidade".

Unificar as polícias, dividir a competência investigatórias entre elas ou melhor estruturar a Polícia Civil, qual a melhor solução?

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais