Documento informa superlotação no Hospital Regional e pedido de transferência de pacientes

No documento, as autoridades pedem que os pacientes sejam transferidos para outros hospitais da região e que não sejam encaminhadas mais pessoas para tratamento na unidade.

Um ofício do Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas mostra uma situação preocupante da unidade hospitalar. Não há vagas livres e pacientes se encontram nos corredores. No documento, as autoridades pedem que os pacientes sejam transferidos para outros hospitais da região e que não sejam encaminhadas mais pessoas para tratamento na unidade. O Patos Hoje flagrou transferência de recém-nascidos nesse domingo (23).

O documento foi enviado no sábado (22) a todas autoridades e órgãos da área da saúde de Patos de Minas. De acordo com o ofício, havia superlotação de pacientes com solicitação de vários recém-nascidos e ainda a presença de 5 pacientes no corredor da unidade. Um paciente estava retido no bloco cirúrgico. Ainda informava que estava com 100% de ocupação de leitos de UTI Neonatal e UTI Adulto e as 2 salas bloqueadas, sendo 1 sala cirúrgica e 1 sala Obstétrica com retenção de recém-nascido e paciente cirúrgico. “Assim sendo, o encaminhamento de mais pacientes poderá comprometer a assistência e a vida dos pacientes”, destaca.

O ofício ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas no âmbito de acesso aos serviços especializados, sobretudo, naqueles onde não há pactuação na região de saúde onde o Hospital Regional está inserido, entretanto, reafirmou que, naquele momento, não tinha os recursos necessários (leitos UTI Neonatal e Adulto), para garantir segurança e melhora da sobrevida dos pacientes.

Sendo assim, o documento informou que foi acionado o Nível 3 do Plano de Capacidade Plena (Emergência), e solicitou que a Central de Regulação de Leitos promova esforços, para que em caráter de urgência, transfira os pacientes cadastrados no SUS Fácil para Unidade Hospitalar que disponha dos Serviços aos quais os pacientes necessitam, ou ainda, que procedam com as tratativas necessárias para a compra de leitos privados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para estes pacientes cadastrados. “A permanência dos pacientes na Emergência, salas cirúrgicas e corredores impactam negativamente na assistência prestada pela Unidade”, concluiu.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da FHEMIG- Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- que mantém o Hospital Regional Antônio Dias- HRAD- para saber se a situação foi resolvida recebeu nesta terça-feira (25) o seguinte posicionamento:

"A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que foi necessário acionar o Plano de Capacidade Plena (PCP), no último sábado, 22/4, no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), para viabilizar a transferência de pacientes enviados pelo órgão regulador, sendo que alguns casos não estavam dentro do perfil assistencial da unidade. A assistência foi normalizada após os encaminhamentos serem viabilizados conforme a pactuação.

O Plano de Capacidade Plena é um protocolo que identifica níveis de superlotação e possibilita intensificação de ações articuladas em conjunto com os órgãos responsáveis e/ou interrelacionados à Rede de Urgência/Emergência para viabilizar transferência de pacientes para atender a demanda encaminhada ao HRAD."

Últimas Notícias

Jovem de 20 anos que abortou bebê em banheiro de hospital é investigada pela Polícia Civil

Veja mais

PC recupera égua de alto valor comercial em Presidente Olegário durante investigação interestadual

Veja mais

Hospital Regional Antônio Dias aumenta em 48% o número de cirurgias em três anos

Veja mais

Fórum de Patos de Minas beneficia 74 casais em mutirão de conversão de união estável em casamento

Veja mais

Vereador propõe multa para bancos que não tiverem notas de todos os valores nos caixas eletrônicos

Veja mais

APP/UNIPAM mantém tradição de conquistas e garante lugar entre as três melhores equipes da Copa Paraíba

Veja mais