Doações para Fundo da Criança vão até dia 30 e voluntários destacam importância da renúncia fiscal

Para Pessoa Física, valor doado será abatido, até o limite de 6% do total devido à União

Contribuintes do município de Patos de Minas têm a possibilidade de ajudar a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de risco, e também de idosos sem custo nenhum, através da Renúncia Fiscal na Declaração de Imposto de Renda.

E com uma vantagem: essa ajuda é revertida para quem doa por meio de abatimentos no seu imposto de renda. As doações podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2022, sendo destinadas ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo para o Idoso (FID).

Para Pessoa Física, valor doado será abatido, até o limite de 6% do total devido à União, no imposto de renda do próximo ano. Pessoas jurídicas também podem destinar até 1% de seu imposto, sendo que a doação já pode ser lançada na declaração do IR.

É possível doar por meio de depósito bancário ou transferência para o FIA através da conta:

Banco do Brasil –

agência 0190-2,

conta 58.842-3,

CNPJ 15.777.946/0001-36 –

Depois de efetivar a doação, o contribuinte deve repassar o comprovante ao seu contador, ou emitir recibo no Aprova Digital (plataforma patosdeminas.prefeituras.net) . Esse é o comprovante que será utilizado na declaração.

Cabe ressaltar que doações feitas diretamente para as entidades não são passíveis de dedução. Para fazer jus ao abatimento, é necessário que a doação seja repassada para o FIA.

E, que a destinação de parte do IR não representa gasto extra para o contribuinte, pois a dedução recai sobre o imposto devido e não sobre o valor a pagar: “Quando é feito o cálculo do imposto de renda, chega-se ao imposto devido. Desse valor serão feitos os abatimentos e as deduções, resultando o imposto a pagar ou a restituir. Sendo assim os 6% que o contribuinte pessoa física pode doar serão abatidos do valor a ser pago ou acrescentados à restituição.” Cristiane Romão Mariano dos Reis destacou que precisa aumentar a captação, por isso tem feito uma intensificação na divulgação nestes últimos dias. A captação é feita para o Fundo e distribuído para as instituições cadastradas ao CMDCA.

Entidades assistidas – Para receber recursos dos fundos, as entidades precisam ter seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Patos de Minas, são 15 instituições beneficiadas pelo FIA no município: Amigos da Criança e do Adolescente João e Maria; Amparo Eurípedes Novelino; Associação de proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas- Casa das Meninas; Associação Vem-Ser de Proteção e Assistência à Criança e ao Adolescente; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas; Casa da Acolhida; Casa da Sopa Tia Euzápia; Centro Educacional Infantil Beneficente Sementes Farroupilha - Escolinha Tia Edna; Lar Paulo e Estevão; Legião da Boa Vontade; Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Patos de Minas - Esperança Azul; Associação dos Deficientes Visuais de Patos de Minas - ADV; Posto de Assistência Chico Xavier; Rede Cidadã, Associação Abba Pai em Patos de Minas.

Para mais informações, entre em contato pelo número 3822-9824 ou 3822-9740.


Últimas Notícias

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Militar cochila ao volante ao sair do trabalho e acerta em cheio poste de iluminação; ninguém se feriu

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais