Córrego seca, distrito fica sem água e moradores cobram abastecimento com caminhão-pipa

O córrego que abastece a comunidade praticamente secou.


A tão temida crise hídrica chegou. Abrir a torneira e não ter água já é uma realidade no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas. E dessa vez, o problema não é tão simples de se resolver. O córrego que abastece a comunidade praticamente secou e já deixa os moradores sem água. Os moradores cobram que a Copasa abasteça o reservatório com caminhão-pipa.

De acordo com moradores de Pindaíbas, o córrego vinha secando nos últimos dias e chegaram a alertar a Copasa para a necessidade de se criar alternativas para não deixar a população sem água. Na noite dessa quarta-feira (06), a água começou a faltar nas residências. Nesta quinta-feira (07), a água não chegou às torneiras de muitos imóveis de Pindaíbas.

A situação é muito preocupante. O Córrego do Bauzinho, de onde é captada a água para o abastecimento da comunidade, já não corre por todo seu leito, impedindo a captação da água. Vídeos gravados na terça-feira (05) e nessa quarta-feira (06) mostram uma grande redução do volume d’água de um dia para o outro. Nas imagens é possível perceber que o córrego praticamente secou em 24 horas.

A alternativa apontada pelos moradores para resolver o problema momentaneamente é que a Copasa envie caminhões-pipa com água potável para abastecer o distrito. Moradores também querem uma investigação para saber se há algum produtor retirando água de forma irregular do córrego e que a Copasa faça um planejamento para que no período seco não falte mais água no distrito. O manancial já havia sofrido com a seca em 2019, mas o problema tinha sido resolvido com a proteção das nascentes.

O Patos Hoje entrou em contato com a Companhia e, às 16h26 desta quinta, recebeu o seguinte posicionamento: "A Copasa informa que o abastecimento em Pindaíbas, distrito de Patos de Minas, está normalizado nesta quinta-feira (07/10). O córrego do Bauzinho, que abastece a localidade, perdeu grande parte do volume de água, em decorrência do longo período de estiagem, mas técnicos da Companhia realizaram a limpeza do leito do manancial, possibilitando a continuidade da captação. Até o momento, o córrego consegue suprir a demanda dos moradores. A Copasa permanece monitorando o distrito. Caso ocorra necessidade, caminhões-pipa serão disponibilizados para garantir o fornecimento à população. A empresa esclarece que não foram registradas reclamações de falta de água no sistema e orienta que, se algum morador estiver com problema, deve entrar em contato com a Copasa e informar o endereço completo. Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; telefone 115 ou WhatsApp Copasa (31) 9 9770-7000".

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