Diretoria faz estudos para instalar Arquivo Público Municipal de Patos de Minas no Antigo Cadeião

Servidores da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural visitam o arquivo Público Municipal de Paracatu.

O historiador, Geenes Alves e o professor de história do Município, Sebastião Cordeiro de Queiroz, realizaramuma visita técnica ao Arquivo Público Municipal de Paracatu.

O “Antigo Cadeião” poderá voltar a ter utilidade em Patos de Minas. O prédio centenário, sem uso desde que a Delegacia de Furtos, Roubos e Entorpecentes deixou o local, poderá abrigar o Arquivo Público Municipal de Patos de Minas. Estudos estão sendo realizados e os técnicos estão colhendo sugestões para promover a instalação.

Primeiro, o prédio público mais antigo do município terá que passar por uma grande restauração, já que a Polícia Civil resolveu deixar o imóvel justamente pela falta de condições oferecidas pela construção. Quando chovia, por exemplo, as goteiras molhavam todo o interior. O piso também estava bastante precário e o telhado ameaçava desabar.

O diretor da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP), o historiador, Geenes Alves e o professor de história do Município, Sebastião Cordeiro de Queiroz, realizaram, no início de fevereiro, uma visita técnica ao Arquivo Público Municipal de Paracatu. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de organização do órgão e a metodologia de guarda e conservação de acervos, adotada pela instituição.

De acordo com a técnica, Cristiane Andrade, os documentos mantidos pela instituição são de origem diversa, que reportam às primeiras décadas do século XVIII. O documento existente mais antigo que referencia a cidade é de 1726.

O Arquivo de Paracatu conta com um profissional arquivista e dois técnicos. Iniciou suas atividades há 8 anos e já tem praticamente todo seu acervo digitalizado e acessível a pesquisadores e à comunidade em geral.

As experiências trazidas pelos técnicos, somadas às formações específicas que serão feitas a partir de agora, contribuirão sobremaneira para o processo de constituição do Arquivo Público Municipal de Patos de Minas, a ser implementado, num futuro próximo, no prédio da centenária Casa de Câmara e Cadeia, localizada no início da Rua Tiradentes e conhecida como “antigo Cadeião”.

Autor: Farley Rocha com Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Mais bonita, aconchegante e com o plantio de mais de 20 árvores, praça no Sobradinho é revitalizada

Veja mais

Entregador acaba preso na BR 352 após policiais flagrarem frequentador de festa recebendo cocaína

Veja mais

Jovem é esfaqueado no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa prepara ações imperdíveis para a Fenamilho 2024

Veja mais

Homem de 35 anos morre após ser atropelado em rodovia de Lagoa Grande

Veja mais

Homem é socorrido com chumbinhos alojados na cabeça e boca após ser atingido por disparos

Veja mais