Diretoria faz estudos para instalar Arquivo Público Municipal de Patos de Minas no Antigo Cadeião

Servidores da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural visitam o arquivo Público Municipal de Paracatu.

O historiador, Geenes Alves e o professor de história do Município, Sebastião Cordeiro de Queiroz, realizaramuma visita técnica ao Arquivo Público Municipal de Paracatu.

O “Antigo Cadeião” poderá voltar a ter utilidade em Patos de Minas. O prédio centenário, sem uso desde que a Delegacia de Furtos, Roubos e Entorpecentes deixou o local, poderá abrigar o Arquivo Público Municipal de Patos de Minas. Estudos estão sendo realizados e os técnicos estão colhendo sugestões para promover a instalação.

Primeiro, o prédio público mais antigo do município terá que passar por uma grande restauração, já que a Polícia Civil resolveu deixar o imóvel justamente pela falta de condições oferecidas pela construção. Quando chovia, por exemplo, as goteiras molhavam todo o interior. O piso também estava bastante precário e o telhado ameaçava desabar.

O diretor da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP), o historiador, Geenes Alves e o professor de história do Município, Sebastião Cordeiro de Queiroz, realizaram, no início de fevereiro, uma visita técnica ao Arquivo Público Municipal de Paracatu. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de organização do órgão e a metodologia de guarda e conservação de acervos, adotada pela instituição.

De acordo com a técnica, Cristiane Andrade, os documentos mantidos pela instituição são de origem diversa, que reportam às primeiras décadas do século XVIII. O documento existente mais antigo que referencia a cidade é de 1726.

O Arquivo de Paracatu conta com um profissional arquivista e dois técnicos. Iniciou suas atividades há 8 anos e já tem praticamente todo seu acervo digitalizado e acessível a pesquisadores e à comunidade em geral.

As experiências trazidas pelos técnicos, somadas às formações específicas que serão feitas a partir de agora, contribuirão sobremaneira para o processo de constituição do Arquivo Público Municipal de Patos de Minas, a ser implementado, num futuro próximo, no prédio da centenária Casa de Câmara e Cadeia, localizada no início da Rua Tiradentes e conhecida como “antigo Cadeião”.

Autor: Farley Rocha com Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Motorista acaba preso após bater em carro estacionado e arremessá-lo em outro automóvel

Veja mais

Motociclista morre após atingir meio fio e bater a cabeça violentamente no chão em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Morre motociclista que foi violentamente atingido por carro que avançou parada na Ouro Preto

Veja mais

Polícia Militar intensifica operação contra a desordem e criminalidade e apreende veículos em Patos de Minas

Veja mais

Concerto Renascer com projeção mapeada leva emoção na Catedral de Santo Antônio; veja

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em carro que avançou parada na avenida JK

Veja mais