Diretoria da OAB visita APAC e destaca trabalho exemplar da entidade na ressocialização de presos

A instituição atende mais de 130 egressos do sistema prisional com alto nível de ressocialização.

Nesta quarta-feira (15), dirigentes da OAB Patos de Minas realizaram uma visita institucional à APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) da cidade, tendo sido recebidos pelo Presidente da Associação, Marcos Jerônimo. A instituição atende mais de 130 egressos do sistema prisional com alto nível de ressocialização.

Na ocasião, o Presidente da 45ª Subseção da OAB, Rafael Normandia, informou que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho exemplar desenvolvido pela instituição, que valoriza a ressocialização, o respeito à dignidade humana e a reconstrução de vidas. Também foi entregue ofício ao Presidente da APAC onde a Advocacia faz pedidos relacionados ao aperfeiçoamento do atendimento na entidade.

A 45ª Subseção da OAB esteve representada pelo Presidente e pelo Secretário-Geral, respectivamente Dr. Rafael Vinícius Normandia Cruz e Dr. Allan Moreira Lima, bem como pelos dirigentes da Comissão de Direito Criminal e Assuntos Penitenciários, a saber, Dr. Thiago Alves Lima (Presidente), Dr. Vinícius Vitor de Oliveira (Vice-Presidente) e Drª. Mayza de Mello Marins Silva (Secretária).

O Presidente da OAB de Patos de Minas destacou que o fortalecimento de iniciativas como essa é essencial para promover uma Justiça mais humanizada e eficaz. “Seguimos firmes no compromisso de estreitar parcerias que contribuam para uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva”, concluiu. Um ofício elaborado pela Comissão de Direito Criminal foi entregue ao Presidente da APAC.

O Presidente da APAC, Marcos Jerônimo, informou que atualmente 136 recuperandos estão sendo atendidos na unidade de Patos de Minas. “Há todo um processo em que a justiça decide quem pode progredir de pena e terminar o cumprimento da pena na Apac, que é a forma mais humanizada”, destacou.

De acordo com ele, lá os reeducandos trabalham, estudam e tem alguns que fazem também faculdade. Não existe arma, policiais, são os próprios reeducandos que cuidam do ambiente, fazem a comida, produzem o pão, fazem a limpeza e cuidam da horta. São dois anexos, havendo marcenaria, serralheria, crochê, momento de leitura, espiritualidade/religiosidade e todos os dias devem acordar às 6h”, informou.

Ele explicou que a APAC está sempre funcionando em sua capacidade total, porque o resultado é muito positivo. “De 10 reenducandos que são atendidos pela instituição, cerca de 6 ou 7 não voltam para a criminalidade. A APAC é mantida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública- SEJUSP-, porém se alguém quiser fazer alguma doação o endereço é Rua 4, no Setor Industrial III, ao lado da Suinco. O telefone é (34) 99975-1995.

Últimas Notícias

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Gustavo Brasileiro e Rhenys Cambraia são aclamados presidentes da AMAPAR e CISPAR

Veja mais

Homem é preso após furtar mais de 50 barras de chocolate de restaurante, em Patos de Minas

Veja mais

Estrada que liga Pilar a Lagamar vira atoleiro e carros ficam pelo caminho

Veja mais

Esposa de paciente ameaça enfermeira no Hospital Regional, em Patos de Minas

Veja mais