Diretoria da OAB visita APAC e destaca trabalho exemplar da entidade na ressocialização de presos

A instituição atende mais de 130 egressos do sistema prisional com alto nível de ressocialização.

Nesta quarta-feira (15), dirigentes da OAB Patos de Minas realizaram uma visita institucional à APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) da cidade, tendo sido recebidos pelo Presidente da Associação, Marcos Jerônimo. A instituição atende mais de 130 egressos do sistema prisional com alto nível de ressocialização.

Na ocasião, o Presidente da 45ª Subseção da OAB, Rafael Normandia, informou que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho exemplar desenvolvido pela instituição, que valoriza a ressocialização, o respeito à dignidade humana e a reconstrução de vidas. Também foi entregue ofício ao Presidente da APAC onde a Advocacia faz pedidos relacionados ao aperfeiçoamento do atendimento na entidade.

A 45ª Subseção da OAB esteve representada pelo Presidente e pelo Secretário-Geral, respectivamente Dr. Rafael Vinícius Normandia Cruz e Dr. Allan Moreira Lima, bem como pelos dirigentes da Comissão de Direito Criminal e Assuntos Penitenciários, a saber, Dr. Thiago Alves Lima (Presidente), Dr. Vinícius Vitor de Oliveira (Vice-Presidente) e Drª. Mayza de Mello Marins Silva (Secretária).

O Presidente da OAB de Patos de Minas destacou que o fortalecimento de iniciativas como essa é essencial para promover uma Justiça mais humanizada e eficaz. “Seguimos firmes no compromisso de estreitar parcerias que contribuam para uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva”, concluiu. Um ofício elaborado pela Comissão de Direito Criminal foi entregue ao Presidente da APAC.

O Presidente da APAC, Marcos Jerônimo, informou que atualmente 136 recuperandos estão sendo atendidos na unidade de Patos de Minas. “Há todo um processo em que a justiça decide quem pode progredir de pena e terminar o cumprimento da pena na Apac, que é a forma mais humanizada”, destacou.

De acordo com ele, lá os reeducandos trabalham, estudam e tem alguns que fazem também faculdade. Não existe arma, policiais, são os próprios reeducandos que cuidam do ambiente, fazem a comida, produzem o pão, fazem a limpeza e cuidam da horta. São dois anexos, havendo marcenaria, serralheria, crochê, momento de leitura, espiritualidade/religiosidade e todos os dias devem acordar às 6h”, informou.

Ele explicou que a APAC está sempre funcionando em sua capacidade total, porque o resultado é muito positivo. “De 10 reenducandos que são atendidos pela instituição, cerca de 6 ou 7 não voltam para a criminalidade. A APAC é mantida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública- SEJUSP-, porém se alguém quiser fazer alguma doação o endereço é Rua 4, no Setor Industrial III, ao lado da Suinco. O telefone é (34) 99975-1995.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais