Direção do São Lucas confirma fechamento total e afirma ter comunicado autoridades sobre situação do hospital

O fim das atividades foi anunciado em uma carta assinada pelo proprietário Sérgio Piau na sexta-feira (18).

A direção do Hospital São Lucas concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (21). Os gestores convocaram a imprensa para explicar os motivos que levaram à decisão de fechar o hospital. O fim das atividades foi anunciado em uma carta assinada pelo proprietário Sérgio Piau na sexta-feira (18).

Na entrevista, o diretor administrativo do hospital, Willian Magalhães, comunicou que, de fato, o hospital fechará completamente as portas devido à dificuldades financeiras. Os serviços continuarão apenas por mais quatro meses, a depender das condições de atendimento e da disponibilidade de medicamentos e de profissionais. Os pacientes que já estavam sendo atendidos pelo hospital poderão continuar recebendo o serviço nesse período.

“O Hospital São Lucas recebe R$478,00 para manter paciente na UTI. O que nos assusta é que, há poucos dias, o município fez uma prestação de contas no Hospital de Campanha, e os custos foram de R$1700,00 por paciente. O desequilíbrio é muito grave”, explicou Willian. Outro motivo para a crise foi a transferência do serviço de hemodiálise, que era o carro-chefe das finanças do hospital. Além disso, nos últimos meses, devido à pandemia de Covid-19, o valor dos medicamentos subiu rapidamente, dificultando ainda mais a gestão.

Ainda segundo Willian, as autoridades foram informadas sobre a difícil condição que o São Lucas se encontra. Foram registradas notificações em cartório, e todas as tratativas teriam sido feitas de forma formal, incluindo a disponibilização da prestação de contas do hospital.

O proprietário do Hospital São Lucas, Sérgio Piau, também participou da entrevista e comunicou, emocionado, a saída de sua família do hospital. Atualmente, o São Lucas conta com 150 leitos hospitalares, sendo 90 de enfermagem, 40 de CTI adulto e 20 de CTI neonatal.

O centro de saúde também atende cerca de 600 pacientes da área oncológica, que é oferecida em parceria com a clínica AZ do Noroeste. Em conversa com o Patos Hoje, a administração da clínica informou que ainda não foi notificada oficialmente do fechamento, mas que já trabalha com as autoridades municipais e com a gestão do São Lucas para não prejudicar os pacientes. A agenda de atendimentos da AZ, a princípio, segue funcionando normalmente.

A Prefeitura de Patos de Minas deve se pronunciar sobre o caso em breve.

Últimas Notícias

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais