Diante de tanto desrespeito, Prefeitura pretende instalar sensores de avanço de semáforo
O trânsito tem sido alvo de muitas reclamações e o grande número de acidentes e mortes preocupa.
Em entrevista ao Contraponto do Patos Hoje, a secretária municipal de trânsito de Patos de Minas, Ana Paula Morais, falou sobre as medidas que estão sendo programadas para melhorar o tráfego de veículos e de pedestres em Patos de Minas. O trânsito tem sido alvo de muitas reclamações e o grande número de acidentes e mortes preocupa.
Segundo a secretária de trânsito, o desrespeito à sinalização e as regras de circulação está entre as principais causas dos acidentes. O avanço de sinal vermelho ocorre o tempo todo, principalmente entre os motociclistas. Para coibir esta prática, Ana Paula informou que a Prefeitura pretende instalar sensores nos semáforos da cidade.
Com a instalação das câmeras com sensores, todos os veículos que avançarem o sinal vermelho serão multados. A infração é natureza gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 293,47.
A Prefeitura de Patos de Minas contratou o escritório Jaime Lerner, que vai propor as mudanças necessárias para o trânsito de Patos de Minas. O trabalho vai demorar alguns meses para ser concluído, mas segundo a secretária de trânsito, algumas medidas já estão sendo providenciadas. Segunda ela, vários editais de licitação foram abertos para adquirir serviços e equipamentos para a modernização do trânsito.
A previsão é de um investimento superior a R$ 15 milhões de reais no trânsito de Patos de Minas nos próximos anos. Segundo Ana Paula, além das câmeras com sensores para avanço de sinal, está prevista a aquisição de semáforos mais modernos, e sinalização mais eficiente. As pinturas da sinalização nos locais com maior movimento por exemplo, serão feitas com uma espécie de adesivo plástico, instalado em alta temperatura, que muito mais durabilidade.
Segundo balanço da Polícia Civil, Patos de Minas tem média de quase 7 acidentes registrados por dia. Com uma frota superior a 12 mil veículos, o trânsito mata mais do que os homicídios. Na semana do trânsito, a orientação é para que os usuários das vias públicas se respeitem.