Dia D de vacinação contra gripe em Patos de Minas inicia com filas e reclamações

Em Patos de Minas, o Dia D vai até as 17 horas ou enquanto durarem os estoques.

Um atraso no início da vacinação formou uma grande fila no posto do Bairro Copacabana.

O Dia D de vacinação contra gripe começou na manhã deste sábado (12) em Patos de Minas com filas e reclamações. Muitas pessoas acordaram cedo para receber a dose da influenza no horário informado pela Prefeitura Municipal, mas a distribuição só começou uma hora depois.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a vacinação começaria às 7h00 deste sábado e várias pessoas, principalmente idosos, foram até os postos para serem vacinados. Não foi o que aconteceu.

Os servidores do Posto Dona Amélia Pereira de Andrade Barcelos, no Bairro Guanabara, disseram que a vacinação só iria começar às 8h00. Eles disseram que 7 horas seria o horário para eles chegarem aos postos e organizarem o material para a vacinação.

Eles também contaram que o erro de comunicação foi da Secretaria de Saúde e que não tinham o que fazer. O problema foi repassado para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura que informou que outros postos começaram a atender antes das 8h00.

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A, B e C, que circulam de forma sazonal e infecta a população. Devem ser imunizados, gratuitamente, os grupos específicos e pessoas consideradas em situação de risco: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores de saúde; Povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; Professores da rede pública e privada; Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis; Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Em Patos de Minas, o Dia D vai até as 17 horas (ou enquanto durarem os estoques), em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo 16 postos na área urbana e 4 da área rural.

Numa ação inédita, a Prefeitura firmou parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e durante o período de vacinação, os alunos dos cursos da saúde da instituição, juntamente com os professores e servidores municipais, darão apoio ao posto de saúde, localizado no bairro Nova Floresta, e farão a vacinação em um ponto de atendimento instalado na praça central do bairro Abner Afonso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde está prevista a distribuição de 10 mil doses para as 20 unidades de saúde de Patos de Minas. A secretaria orienta que o paciente deverá levar seu cartão de vacina.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais