Devotos de Santo Antônio pedem proteção ao padroeiro em dia de devoção em Patos de Minas
Na Catedral que leva o nome do santo, a movimentação foi grande desde as primeiras horas do dia.
Devotos de Santo Antônio levantaram cedo neste sábado (13) para pedir proteção ao padroeiro de Patos de Minas. Na Catedral que leva o nome do santo, a movimentação foi grande desde as primeiras horas do dia. A tradicional distribuição do “Pão de Santo Antônio” neste dia será feita de forma especial, acompanhada de água benta.
A devoção dos patenses à Santo Antônio surgiu antes mesmo da construção da cidade. De acordo com historiadores, Antônio da Silva Guerra e Dona Luiza devotos de Santo Antônio e proprietários da Fazenda “Os Patos” doaram, em 1826, uma grande extensão de terras ao santo e, em 1932, construíram a primeira capela, onde hoje está localizado o cruzeiro na Praça Dom Eduardo.
A pequena capela era ponto de encontro para os moradores das fazendas, que vinha de longe para participar das missas e dos festejos para Santo Antônio. A devoção ao Santo Casamenteiro cresceu e ele se tornou padroeiro da cidade, ganhando inclusive feriado municipal em 13 de junho.
Depois de uma manhã inteira de orações pelo santo, os devotos vão participar de missa e uma procissão pelas ruas do centro da cidade. Logo após a celebração, haverá distribuição de pães. A pastoral da solidariedade e a coordenação da Campanha do “Pão de Santo Antônio” prepararam 5 mil pães para serem distribuídos entre os devotos do padroeiro.
A Campanha do Pão de Santo Antônio é realizada há décadas em Patos de Minas e já se tornou uma tradição. De acordo com Marilda Cury, coordenadora da campanha, cerca de 7 mil pães são doados toda terça-feira, beneficiando mais de 400 famílias. Os pães chegam através de 600 doadores.
Para a celebração do dia do padroeiro, apenas um doador anônimo garantiu a distribuição de 1.000 unidades e 4.000 pãezinhos foram oferecidos pela Paróquia da Catedral. O restante foi adquirido pela própria igreja. Eles receberam uma embalagem especial em comemoração ao Dia de Santo Antônio.
Após distribuição dos pães, haverá movimentação de barraquinhas na Praça da Catedral. A Festa em louvor a Santo Antônio termina neste domingo (14) com um bingo. O dinheiro arrecadado será usado nas obras de reforma da Catedral de Santo Antônio.
Autor: Maurício Rocha