Devotos de Nossa Senhora da Abadia movimentam a BR 365 em direção à Romaria

A movimentação na BR 365 tem sido grande nos últimos dias.


Em grupos, os romeiros ocupam as áreas de acostamento e enfrentam a dura caminhada enfrentando contratempos e perigos na estrada.
O Santuário de Nossa Senhora da Abadia na cidade de Romaria espera receber 400 mil pessoas durante a festa em louvor a padroeira. O número inclui devotos de Patos de Minas que mantém viva a tradição das romarias. Eles cumprem a caminhada de 170 quilômetros, a maioria para agradecer à santa as bênçãos recebidas.

A movimentação na BR 365 tem sido grande nos últimos dias. Em grupos, os romeiros ocupam as áreas de acostamento e enfrentam a dura caminhada enfrentando contratempos e perigos na estrada. Todos os devotos de Nossa Senhora da Abadia garantem, no entanto, que todo o sacrifício é recompensado pela proteção da padroeira.

Entre os romeiros, as histórias de devoção se multiplicam. O senhor Gaspar herdou a tradição do pai e há quase 30 anos faz a caminhada de cerca de 170 quilômetros entre Patos de Minas e a cidade de Romaria. E ele tem um motivo a mais para manter a devoção à padroeira. Acompanhado da família, Gaspar sofreu um grave acidente na BR 365 e apesar do carro destruído, ele afirma todos saíram ilesos graças à Nossa Senhora da Abadia.

O Fábio também viaja com a família. Ele faz a caminhada em devoção a Nossa Senhora da Abadia para pagar promessas. O jovem fez compromisso de cumprir a romaria três vezes após o nascimento do filho. Este ano, Fábio tem um motivo a mais para pagar promessa, a conquista do título do Campeonato Mineiro do Módulo II pelo Mamoré.

Turmas de romeiros como a de Fábio e a de Gaspar se tornaram mais comuns nos dias que antecedem a festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia. A caminhada de três dias é amenizada em carros de apoio e pontos montados pelas prefeituras ao longo do caminho que oferecerem banho, escalda pés, cama e comida.

A Polícia Rodoviária Federal alerta os romeiros para caminharem sempre em fila indiana, em sentido contrário ao dos carros e evitar o período noturno. Os motoristas devem reduzir a velocidade ao passar pelos romeiros para evitar acidentes.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais