Detran-MG suspende videomonitoramento em exames para tirar a CNH em Minas Gerais

Com a medida, os candidatos não precisarão desembolsar mais para conseguir a habilitação.

O Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran-MG) suspendeu o monitoramento por vídeo em exames para tirar a carteira de motorista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 25 de abril.

Também foi suspensa a portaria que determinava o prazo de 60 dias para que os centros de formação de condutores apresentassem os contratos firmados com as empresas credenciadas para prestar o serviço de videomonitoramento. A suspensão é válida por 90 dias para reanálise técnica.

Carros e motos de autoescolas de Minas Gerais começariam a ser monitorados eletronicamente e por câmeras. O Detran-MG anunciou no dia 3 de abril que a medida era para acabar com dúvidas durante as aulas e também no exame para tirar a carteira.

Nos carros, seriam quatro câmeras que captariam as imagens internas e também o que estaria acontecendo do lado de fora. Além disso, o carro deveria ter um sistema de telemetria, ou seja, que registrasse todos os comandos do carro. Com isso, seria possível saber, por exemplo, se o aluno pisou no freio ou deu seta.

O modelo já é usado em dez estados. Em Minas, Nova Lima seria a primeira cidade a receber a novidade. A previsão do Detran-MG seria levar o sistema para o estado todo nos próximos quatro meses. A instalação dos equipamentos seria feita por empresas credenciadas pelo órgão.

Os custos aos candidatos devem ser repassados pelas autoescolas, que estão preocupadas. Atualmente, tirar a carteira custa em média, R$ 2,2 mil.

Fonte: G1

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais