Detentos do Presídio Sebastião Satiro voltam para a sala de aula e reduzem pena

A unidade educacional ajuda na ressocialização e ainda reduz a pena dos detentos.


Ser condenado a prisão para pagar por algum crime cometido pode ser a oportunidade de concluir os estudos para muitos jovens. No presídio Sebastião Satiro em Patos de Minas existe uma escola que atende quase 30% dos detentos. A unidade educacional ajuda na ressocialização e ainda reduz a pena dos detentos.

A Escola Estadual Sebastião Silvério de Faria foi criada em 2006. Em cinco anos de atividades dentro do Presídio Sebastião Satiro a unidade educacional já contribuiu com a formação de muitos jovens. “Muita gente que não sabia ler e nem escrever foi alfabetizado aqui”, explica o diretor de atendimento e ressocialização Marcos Lopes Brandão.

Atualmente a escola do Presídio Sebastião Satiro funciona em dois turnos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). São três turmas na parte da manhã e outras três turmas no período da tarde. As salas de aula ficam dentro da unidade prisional e o acesso dos presos é controlado por agentes penitenciários.

O trabalho tem alcançado bons resultados. No último ENEM, 17 detentos fizeram a prova e quatro conseguiram vagas em universidades. As conquistas estimulam outros detentos a se matricularem na escola. Além disso, uma mudança na Lei está fazendo que outros presos voltem para a sala de aula.

A partir de agora, o detendo terá a redução de um dia na pena para cada 12 horas em sala de aula. Além disso, quem concluir os estudos receberá como prêmio uma redução na pena de um terço do tempo que passou em sala de aula. Dos 240 internos do Presídio Sebastião Satiro 60 estão matriculados na escola.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais