Detentos cultivam horta no Presídio Sebastião Satiro e alimentam pessoas carentes

A horta é mantida por detentos de bom comportamento que trabalham para reduzir a pena.


Detento colhe as hortaliças e leva para ser transportada até as instituições da caridade

Couve, alface, beterraba, cebolinha, pimentão, abobora, brócolis, repolho, entre tantos outros alimentos que ajudam no sustento de famílias carentes. A produção vem de onde menos se espera, do Presídio Sebastião Satiro. A horta é mantida por detentos de bom comportamento que trabalham para reduzir a pena.

São três mil metros quadrados destinados ao cultivo dos mais diferentes alimentos. Quatro detentos com histórico ligado ao campo cuidam da horta. Eles foram selecionados por uma comissão técnica. A escolha é feita de acordo com o comportamento do preso dentro da unidade. Aqueles com menor potencial ofensivo são os escolhidos.

O trabalho durante o dia na horta tem um papel importante. Os alimentos cultivados pelos detentos são doados para instituições de caridade como a Vila Padre Alaor e Casa da Sopa. O restante é vendido para a empresa que fornece alimentação dentro do Presídio e consumido pelos próprios detentos.

O Paulo Roberto Marques do Centro Espírita André Luiz busca alimentos na horta do presídio pelo menos uma vez por semana. As verduras ajudam a alimentar as famílias mais carentes da cidade. O trabalho traz benefícios também para os detentos. De acordo com o diretor de atendimento e ressocialização, Marcos Brandão para cada três dias trabalhados ele tem redução de um dia na pena.

O diretor do Presídio Sebastião Satiro Coronel Ilson Álvaro informou que cerca de 70 detentos estão trabalhando atualmente em Patos de Minas. Além da horta existem atividades artesanais, limpeza e convênio com empresas da cidade para a prestação de serviço.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Homem morto a porretadas é encontrado em estado avançado de decomposição, em Patrocínio

Veja mais

Jovem de 19 anos é socorrido com vida após se afogar em represa na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Carro capota em acidente na MGC354 e condutor é preso após evadir sem prestar socorro

Veja mais

Republicanos é o primeiro partido a lançar candidatos ao legislativo; saiba quem são

Veja mais