Desvio e acúmulo de funções podem gerar direito a maior remuneração; por Brian Epstein Campos

Acúmulo de função ocorre quando um trabalhador exerce, além da sua função, atividades de um cargo diferente.

Exemplo, a empregada doméstica que limpa a casa e prepara refeições, com o nascimento do filho dos patrões acumula a função de babá; o motoboy inicialmente entregador acumula a função de cobranças. Nesses casos, se não houver contrato escrito e sendo as funções de mesma complexidade, com a mesma carga horária, será presumido que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal, logo não terá direito a remuneração maior.

Contudo, poderá gerar direito a maior remuneração ou indenização se a função acumulada não for afeta ao trabalho inicial ou por ser mais elaborada.
Já o desvio de função se caracteriza na modificação total dos afazeres iniciais para outros, mais complexos ou que exijam competência diversa e melhor salário, sem alteração nos registros e na remuneração . Essa hipótese gera direitos, como o recebimento de diferenças salariais e reflexos.

As relações de trabalho são por vezes complexas e comportam muitas particularidades. O texto tem por finalidade apontar diferenças básicas, portanto, é recomendável que procure um profissional ou sindicato para maiores esclarecimentos.

Últimas Notícias

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Cinco pessoas morrem, incluindo crianças da mesma família, em batida frontal na BR 040, em Paracatu

Veja mais

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais