☰
✕

Desvio e acúmulo de funções podem gerar direito a maior remuneração; por Brian Epstein Campos

Acúmulo de função ocorre quando um trabalhador exerce, além da sua função, atividades de um cargo diferente.

Exemplo, a empregada doméstica que limpa a casa e prepara refeições, com o nascimento do filho dos patrões acumula a função de babá; o motoboy inicialmente entregador acumula a função de cobranças. Nesses casos, se não houver contrato escrito e sendo as funções de mesma complexidade, com a mesma carga horária, será presumido que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal, logo não terá direito a remuneração maior.

Contudo, poderá gerar direito a maior remuneração ou indenização se a função acumulada não for afeta ao trabalho inicial ou por ser mais elaborada.
Já o desvio de função se caracteriza na modificação total dos afazeres iniciais para outros, mais complexos ou que exijam competência diversa e melhor salário, sem alteração nos registros e na remuneração . Essa hipótese gera direitos, como o recebimento de diferenças salariais e reflexos.

As relações de trabalho são por vezes complexas e comportam muitas particularidades. O texto tem por finalidade apontar diferenças básicas, portanto, é recomendável que procure um profissional ou sindicato para maiores esclarecimentos.

Últimas Notícias

Motorista perde controle em pista escorregadia e caminhão tomba na BR352, em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas deve ter chuva e risco de tempestades, especialmente no domingo de eleições

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas coloca 22 imóveis públicos para venda em leilão online

Veja mais

Imagens mostram motociclista sendo arremessado violentamente dentro de padaria após batida com carro

Veja mais

Homem ameaça “estripar” sobrinhos em prédio no Centro de Patos de Minas

Veja mais

PM prende trio com caminhão clonado envolvido em roubo de carga avaliada em R$650 mil

Veja mais