Despejo de fraldas, fio dental ou até cabelos no vaso ou na pia pode causar danos à rede de esgoto, alerta Copasa

Despejo de objetos sólidos no vaso sanitário ou na pia da cozinha pode provocar até o abatimento de valas públicas

Você sabe o que acontece quando um objeto sólido é jogado no vaso sanitário, como absorventes, fraldas descartáveis, cigarro e até cabelo ou fio dental? Ou quando despeja restos de comida ou óleo na pia da cozinha?

Esse material vai diretamente para as redes de esgoto, sendo a principal causa do entupimento e, consequentemente, do seu extravasamento nas vias públicas. Por isso, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) alerta sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário.

Para se ter uma ideia, só na região metropolitana de Belo Horizonte, a Copasa recebe, por dia, cerca de 150 reclamações de extravasamento de esgoto em ruas e avenidas. E, no período chuvoso, esse número aumenta ainda mais porque há lançamentos indevidos de água de chuva nas redes de esgoto - o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume.

Por isso, a Copasa orienta que a população não lance objetos sólidos, óleo e areia, nem canalize a água de chuva para as redes de esgoto. Isso evita o rompimento das redes da Companhia, abatimento de valas, e até mesmo o refluxo nas residências, que é quando o esgoto volta para dentro dos imóveis.

A empresa também orienta que os clientes que necessitarem de algum tipo de serviço relacionado ao sistema de esgotamento registrem a ocorrência, informando o endereço completo, nos canais de relacionamento da companhia. A partir do registro, os técnicos avaliarão os casos e tomarão todas as providências necessárias.

Os clientes podem fazer isso a qualquer momento por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Fonte: Ascom Copasa

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais