Desconto indevido de aposentadorias pagas pelo INSS foi a principal queixa no Procon em 2024

Os aposentados que estão sofrendo com este tipo de desconto devem procurar o Procon.

O Procon de Patos de Minas encerrou o ano de 2024 com 3.473 procedimentos instaurados, aumento de 48%, em relação ao ano anterior. O órgão recebeu os mais diversos tipos de queixas relacionadas a diretos do consumidor, mas o maior número de reclamações veio dos aposentados do INSS.

Segundo o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, a principal demanda foram os descontos indevidos nas aposentadorias pagas pelo INSS. Esses descontos irregulares foram realizados por associações, confederações e sindicatos  com sedes em outros estados.

O coordenador do Procon destacou que as ações do órgão possibilitaram a devolução em dobro dos valores descontados. Os aposentados que estão sofrendo com este tipo de desconto devem procurar o Procon para que o órgão intime essas entidades a devolverem o dinheiro.

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiverem desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) também podem pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site Meu INSS. O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio.

O Procon de Patos de Minas fica na Av. Getúlio Vargas, 245 - Centro, onde funcionava o antigo Fórum. O telefone fixo do órgão é o (34) 3822-9774.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais