Deputado José Humberto defende atualização da lei da microempresa

Proposta em tramitação na Câmara reduz carga tributária de microempresas em até 40%.


JH com o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pelizzaro Junior. ( Foto: Cláudio Araújo)
A atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, prevista no Projeto de Lei Complementar 221/12, foi discutida em comissão geral da Câmara Federal, nessa quarta-feira (9). O deputado José Humberto Soares (PSD-MG) participou do debate e defendeu a proposta. “Aperfeiçoar o enquadramento das empresas no Simples Nacional é uma forma de produzir o cenário ideal para que as microempresas se desenvolvam num ambiente de justiça tributária.”

O projeto já foi aprovado por uma comissão especial e deve ser votado no Plenário no dia 29 de abril, conforme anunciado pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, na abertura da comissão geral. O texto a ser apreciado é um substitutivo do relator, Cláudio Puty (PT-PA), e permite a inserção de quase 500 mil micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, no regime de tributação do Supersimples.

Entre outras medidas, a proposta prevê redução média de 40% das cargas tributárias das microempresas e permite que empresas tenham um único número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no país. Atualmente, elas são obrigadas a ter um registro estadual e outro municipal. Segundo dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, quase 3 milhões de microempreendedores individuais (MEI) serão atingidos pelas alterações.

José Humberto convocou a população a acompanhar o assunto. “Eu gostaria de ver uma grande manifestação da sociedade civil em prol da aprovação dessa matéria. Normalmente, as pressões exercidas sobre o Parlamento ocorrem somente quando os assuntos tratam de interesses de grupos, setores ou minorias. E esse é, definitivamente, um projeto de interesse de uma grande e silenciosa maioria que trabalha e carrega a nação nas costas”, disse.


Presenças – O debate em Plenário sobre o PLP 221/12 contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barreto; e do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Junior.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Federal José Humberto Soares

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais