Deputada Lud Falcão destaca expansão do Olho Vivo e articulação para o “Cinturão Digital” em Patos de Minas
A proposta, segundo ela, é um projeto piloto apresentado ao Governo de Minas Gerais e aguarda contrapartida do Estado para ser implementado.
Patos de Minas se tornou em 2025 uma das cidades mais videomonitoradas de Minas Gerais. Os investimentos em câmeras de monitoramento, principalmente do Olho Vivo, têm auxiliado as forças de segurança. Os resultados positivos acontecem após um investimento de R$1,5 milhão, em emendas parlamentares, destinado pela deputada estadual Lud Falcão. O monitoramento pode aumentar ainda mais com um projeto apresentado pela deputada ao Governo do Estado.
Segundo a parlamentar, a Polícia Militar informou que, no ano passado, foram 1.080 prisões que aconteceram com apoio do Sistema Olho Vivo, após a ampliação do projeto. Com o apoio da tecnologia, os policiais prenderam autores de diversos crimes, além de recuperarem pertences de vítimas de furtos e roubos. Esse número representa uma média de quase três ações efetivas por dia, sem contar as contribuições no caráter preventivo.
De acordo com a deputada, foram destinados mais de R$ 1,5 milhão, em emendas parlamentares, para a instalação de novas câmeras na cidade. O projeto conta com apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), que auxilia na escolha dos equipamentos, e da Polícia Militar, responsável por definir os pontos estratégicos de monitoramento. Lud Falcão ressaltou que uma cidade segura também atrai investimentos e empresas.
Além da área urbana, Lud Falcão afirmou que o projeto também já foi expandido para os distritos e, futuramente, para a zona rural. Ela informou que uma reunião será realizada nesta segunda-feira (09) com foco na ampliação do projeto. “Iniciamos pelos distritos por conta da maior dificuldade de acesso à segurança. Agora vamos avançar também para a zona rural, abraçando os produtores que movimentam a economia da cidade”, destacou.
A deputada afirmou que articula ainda mais a ampliação do videomonitoramento na cidade, agora com um projeto chamado “Cinturão Digital”, que prevê a instalação de câmeras nas rodovias, em pontos de entrada e saída da cidade. A proposta, segundo ela, é um projeto piloto apresentado ao Governo de Minas Gerais e aguarda contrapartida do Estado para ser implementado.