Departamento e Instituto de Psicologia da FPM lançam curso de pós-graduação

O lançamento ocorreu na sede do DPGPSI.

Faculdade Patos de Minas.

O Coordenador do DPGPSI, (Departamento de Graduação em Psicologia), Prof. Me. Junior Antoniassi, acompanhado da Coordenadora do IPP (Instituto de Pós-graduação) Profa. Ma. Nayara Lima e a Profa. Ma. Delza Mendes, membro do Colegiado do Curso de Psicologia, estiveram reunidos para apresentar o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, oferecendo dois cursos: Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar e Promoção da Saúde e Gestão de Projetos em Saúde.

O lançamento ocorreu na sede do DPGPSI. A Coordenadora do IPP informou que “a parceria entre a área de Pós-Graduação e o curso de Psicologia, na viabilidade de um projeto de pós-graduação vinha sendo discutida há cerca de um ano, buscando alternativa na modalidade de oferecer uma proposta que visa à excelência acadêmica dos graduados que estejam interessados em se especializar”.

O Coordenador do DPGPSI, que irá coordenar o curso, explicou que “a proposta do curso é de quem sabe em um futuro oferecer um campo de mestrado”. Segundo o professor Junior Antoniassi, o Programa de Promoção da Saúde foi idealizado pelo Departamento de Graduação em Psicologia vinculado ao Instituto de Pós-Graduação da Faculdade Patos de Minas, para oferecer formação interdisciplinar no campo das ciências humanas, biológicas e exatas. Dando continuidade à formação dos egressos formados pela FPM e demais instituições de ensino, com ênfase na formação profissional nos aspectos da Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e da Psicologia e Processos de Gestão.

O coordenador ressaltou que a proposta do Programa é de atender aos graduados em Psicologia e Psiquiatria para a formação em Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar. E para atender aos graduados das demais áreas de formação, tais como: Administração, Contabilidade, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, a formação em Promoção da Saúde e Gestão de Projetos em Saúde.

A coordenadora do IPP informou que serão oferecidas 15 vagas semestrais totalizando 30 vagas anuais, com intuito de promover a pesquisa por meio de linhas que possibilitem a investigação no campo da saúde e fortalecer o conhecimento. A professora Delza Mendes ressaltou que a preocupação do Colegiado do Curso de Psicologia foi de “estruturar um programa que proporcione a formação continuada dos egressos focados em ações que impactem na qualidade de vida e no estilo de vida das pessoas. Podendo assim promover a interação entre ensino, pesquisa, extensão e a saúde, afim de fortalecer a capacidade profissional e os cuidados”.

O professor Junior Antoniassi explicou que não se trata de uma formação especializada com dois títulos, e sim de um Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde como foco principal, mas que dará ao aluno a opção de escolher em que área ele quer se especializar sendo a Psicologia Hospitalar e a Gestão de Projetos em Saúde. Antoniassi ressaltou que na região não existe esta modalidade de programa de pós-graduação que ofereça esta modalidade de especialização.

Os professores ressaltaram que o programa está estruturado em conteúdos integrados e obrigatórios, o que possibilitará aos pós-graduandos cursar a especialização de acordo com a ênfase de formação que ele optar no ato da matrícula. Sendo as disciplinas integradas focadas na área da formação de Promoção da Saúde e as obrigatórias de acordo com a ênfase do curso.

O professor Antoniassi também ressaltou que a área de concentração de pesquisa do Programa se divide em duas: 1ª) Gestão e Organização de Saúde com linhas de pesquisa em Política e Promoção da Saúde, Ações Estratégicas no Campo da Saúde, Formação Profissional, Tecnologia em Saúde; 2ª) Determinantes em Saúde com linhas de pesquisa em Risco e Vulnerabilidade de Saúde; Práticas Terapêuticas; Fatores Ambientais e Impactos na Saúde; Biodiversidade no campo da Saúde.

A carga horária do curso corresponde a 560 horas totais devendo o aluno cumprir 36 créditos de disciplinas. As matrículas encontram-se abertas até 22 de abril na Secretaria de Pós-Graduação da FPM e na Secretaria do Departamento de Graduação em Psicologia. A previsão é de que a aula inaugural aconteça dia 13/05/2016.

Fonte: Ascom FPM

Últimas Notícias

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais