Departamento de Trânsito de Minas passa a oferecer ferramenta 100% online para motoristas
A partir de agora, por meio de protocolo digital, será possível, por exemplo, fazer defesa de autuação, solicitação de microfilmagem e transferência de prontuário de condutor e candidato de outro estado.
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais – DETRAN-MG – passa a oferecer uma ferramenta 100% online com diversos serviços para os motoristas mineiros. A partir de agora, por meio de protocolo digital, será possível, por exemplo, fazer defesa de autuação, solicitação de microfilmagem e transferência de prontuário de condutor e candidato de outro estado.
O sistema disponível no site https://www.detran.mg.gov.br/ também permite ao motorista realizar a alteração do nome dos candidatos e condutores, nomes dos pais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e categoria pretendida pelo candidato à habilitação.
Com a ferramenta, o trâmite de documentos é feito via web, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento.
Como acessar
Para realizar os serviços, basta acessar o portal www.detran.mg.gov.br, com usuário e senha. Após fazer login no sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no Protocolo Digital e deverá anexar os documentos solicitados para concluir a solicitação do serviço desejado.
Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto explica que, por enquanto, o sistema está disponível para Belo Horizonte e Região Metropolitana, mas que o objetivo é expandir para todos os municípios mineiros. “Nossa meta é ampliar a disponibilidade de serviços no Protocolo Digital, proporcionando ainda mais agilidade e comodidade para o cidadão. Outros dez serviços estão na fase final de ajustes e serão disponibilizados em breve", afirma.
Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas, em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site.
Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do Protocolo Digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.
O Protocolo Digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.