Denúncia encaminhada ao MP mostra mau uso e risco de colapso da Ponte do Rio Paranaíba

As imagens mostram as avarias na ponte e o tráfego de caminhões pesado.

As imagens mostram vários caminhões carregados passando sobre a ponte.

Moradores de Patos de Minas fizeram um abaixo-assinado para denunciar o mau uso, excesso de carga e o risco de colapso e desabamento da Ponte do Rio Paranaíba no bairro Nossa Senhora Aparecida. O documento foi levado ao Ministério Público no mês passado, cobrando providências do órgão para evitar que algo de mais grave aconteça.

Além do abaixo-assinado, os moradores levaram filmagens recentes da estrutura da chamada Ponte do Arco e do tráfego intenso de veículos de passeio, caminhões e carretas no local. Depoimento do secretário municipal de infraestrutura, Rogério Borges, destacando o risco de um colapso causado pelo excesso de peso, foi anexado aos documentos.

Ao Patos Hoje, Rogério Borges reforçou a preocupação em torno da Ponte do Rio Paranaíba. Segundo ele, estruturas de concreto como aquela possuem tempo de recorrência de 50 anos. Levando em conta que a Ponte do Arco começou a ser construída em 1926 e que foi concluída em 1930, o tempo de utilização da estrutura sem risco já está vencido.

Além da idade avançada, segundo a denúncia dos moradores, a Ponte do Rio Paranaíba vem recebendo carga muito superior ao limite permitido. Após análise da estrutura, a Prefeitura estabeleceu limite de peso para passagem sobre a ponte de 15 toneladas. Entretanto, caminhões e carretas passam pela estrutura com um volume de cargas muito superior.

A “Ponte do Arco” é tombada pelo Patrimônio Histórico e tem grande utilidade para população, fazendo a ligação do perímetro urbano com um distrito industrial e localidades rurais. A preocupação dos moradores é que o excesso de peso possa provocar abalos ou até mesmo o desabamento da estrutura.

No pedido de providências, os moradores denunciam avarias na estrutura, com pilares com sinais de corrosão e buracos.  Eles querem uma intervenção do Ministério Público para aumentar a fiscalização no local e proibir a passagem de caminhões e carretas com peso acima do limite de 15 toneladas especificado na sinalização.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais