Denúncia de adulteração em medicamento para Gripe A tem justificativa

O remédio usado no tratamento da Gripe A teve a data de validade ampliada em dois anos.


Imagem da caixa do medicamento.

Os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patos de Minas passaram o dia investigando uma denúncia de adulteração no medicamento Fosfato de Oseltamivir, popularmente conhecido como Tamiflu, ministrado na Unidade de Pronto Atendimento da avenida Marabá. O remédio usado no tratamento da Gripe A teve a data de validade ampliada em dois anos.

O medicamento usado no combate ao vírus H1N1 é fornecido pela Superintendência Regional de Saúde e está disponível em todas as unidades de saúde da região. Ao investigarem a denúncia, os vereadores constataram que as caixas de medicamentos tiveram a data de validade alterada por uma etiqueta. Medicamentos que venceriam em 2012 ganharam mais dois anos de validade.

O superintendente regional de saúde, Lindomar Babilônia, explicou, no entanto, que a alteração na data de validade foi feita pelo próprio Ministério da Saúde após a realização de estudos de estabilidade comprovados pela empresa produtora. De acordo com ele, na Europa, o medicamento tem validade de 4 anos e lote encaminhado para o Brasil veio com validade de apenas dois anos.

Lindomar explicou que o medicamento usado nas unidades de saúde está em perfeitas condições de uso e com eficiência comprovada no combate a Gripe A. Entretando, o superintendente regional de saúde se mostrou preocupado com a incidência dos casos de gripe A na região. São mais de 30 casos sendo investigados.

Lindomar orienta a população a usarem a etiqueta da tosse, cobrindo sempre a boca com o braço e a adotarem o habito de lavar as mãos. Quando não for possível usar o álcool em gel. A gripe também mata. Já são 114 mortes em Minas Gerais este ano, sendo 81 por Gripe A.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais