Demora na realização de exame para renovação da CNH pode ser amenizada
De acordo com o delegado regional, Elber Barra Cordeiro, a mudança foi promovida pelo órgão pensando no motorista.
Uma mudança no sistema de marcação do exame psicotécnico para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação-CNH está deixando os motoristas preocupados. Em alguns casos, o prazo chega próximo a dois meses. Mas o comando da Polícia Civil alerta que é possível antecipar o prazo para a realização do exame.
A mudança foi feita pelo próprio Departamento de Trânsito-Detran. Desde o mês de agosto, para fazer o exame psicotécnico para a renovação da Carteira de Habilitação, o motorista tem que entrar no site do órgão e requisitar o exame. A escolha da clínica e a da data para a realização do exame são feitos de forma automática.
De acordo com o delegado regional, Elber Barra Cordeiro, a mudança foi promovida pelo órgão pensando no motorista, que não precisa ir mais até a clínica para marcar o exame. O problema, no entanto, tem sido o prazo de espera. Quem fizer a marcação hoje, por exemplo, terá o exame agendado para o mês de dezembro.
Para quem precisa de urgência, no entanto, há outras alternativas. O delegado regional argumenta que as clínicas de Patos de Minas estão antecipando a realização do exame. De acordo com ele basta procurar a clínica indicada no comprovante emitido pelo Detran para alterar a data de realização do exame psicotécnico.
Patos de Minas possui quatro clínicas credenciadas no Detran. O delegado regional esclarece ainda que os motoristas podem pedir a renovação da carteira até dois meses antes do vencimento. Elber Barra Cordeiro orienta as pessoas a não deixarem a renovação da CNH para a última hora.
Autor: Maurício Rocha