Delegação patense vai representar a região na Conferência Estadual de Saúde Mental em BH

A missão da delegação é defender as propostas votadas como prioritárias na Conferência Municipal de Saúde Mental de Patos de Minas, que aconteceu dia 07 de abril de 2022.

Acontece, entre os dias 25 e 27 de novembro, em Belo Horizonte, a V Conferência Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, na qual oito delegados eleitos vão representar o município de Patos de Minas e a Região Noroeste do Estado. A delegação é composta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, Fátima Gomes, e outros sete delegadas e delegados. O segmento Usuários é representado por Ana Paula de Vasconcelos Porto, Dayane Cândida de Jesus e Maria Aparecida Santos Trindade; os Trabalhadores da Saúde contam com Benon Rogério de Oliveira e Regina Aparecida Cardoso como seus mandatários; por fim, o grupo Gestor/Prestador é constituído por Alexandra Fernandes Sieira e Márcia Pombo Galvino.

A missão da delegação é defender as propostas votadas como prioritárias na Conferência Municipal de Saúde Mental de Patos de Minas, que aconteceu dia 07 de abril de 2022. Além disso, o grupo também vai participar dos debates com representantes de outras cidades e regiões, objetivando o fortalecimento da luta pelo cuidado em liberdade e da Rede de Assistência Psicossocial. “Vamos reivindicar um financiamento adequado para a Saúde Mental, que garante a ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e CAPS Transtorno Mental, além da implantação do CAPS Infanto Juvenil (CAPSi), de Unidades de Acolhimento e de Residências Terapêuticas”, afirma Fátima Gomes. “Dessa maneira, poderemos oferecer uma assistência digna aos usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completa a presidente do Conselho Municipal de Patos de Minas.

Conferência Municipal de Saúde Mental de Patos de Minas

Pela primeira vez em sua história, o município do Noroeste do Estado realizou, no dia 07 de abril de 2022, uma Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento teve como tema "A Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia de Cuidado Psicossocial no SUS”. Com ampla participação de usuários do SUS, profissionais, servidores do município e diversos atores que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial, o encontro foi pioneiro. Na ocasião, todos estavam em busca de propostas e soluções para um atendimento e tratamento humanizados, gratuitos e em liberdade.

Programação

A Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais será aberta na tarde desta sexta-feira (25) e vai até domingo (27). Após a solenidade de abertura, haverá palestra com Roberto Tykanori – psiquiatra e ex-coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde e debate e aprovação de propostas. No final do encontro acontece a eleição dos delegados estaduais que vão representar Minas nas discussões nacionais.

Últimas Notícias

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais