Deflação segue em ritmo acelerado no campo

Dos 15 produtos analisados, nove tiveram redução de preço, dois mantiveram-se estáveis e apenas quatro registraram alta.

Enquanto os alimentos são apontados como um dos responsáveis pela alta de 0,45% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro, os produtores rurais mineiros continuam amargando queda de renda. O IPR (Índice de Preços Recebidos) pelos produtores rurais, calculado pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), sofreu queda de 2,16% em outubro. Dos 15 produtos analisados, nove tiveram redução de preço, dois mantiveram-se estáveis e apenas quatro registraram alta.

O coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG, Pierre Santos Vilela, informa que, em outubro, as quedas mais expressivas foram as do milho (-9,89%) e abacaxi (-9,23%). As maiores altas foram as da batata (14,83%) e suínos (5,25%). Ao longo do ano, os preços agropecuários já caíram 5,15% no Estado. As baixas mais acentuadas foram as dos hortícolas, como batata (-44,35%) e banana (-40,95%); e dos grãos, principalmente milho (-36,85%), feijão (-27,48%) e sorgo (-23,81%). Sustentam altas no ano apenas as carnes (bovina, suína e de frango), arroz e caroço de algodão.

De novembro de 2007 a outubro de 2008, o IPR acumula alta de apenas 3,28%, ou seja, o aumento de preços registrado no final de 2007 foi praticamente anulado pela forte queda das cotações nos últimos meses. Diante deste quadro, Pierre Vilela afirma que a alta dos alimentos apontada no IPCA divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ocorre, neste momento, no varejo, pois há quatro meses consecutivos os preços agropecuários em Minas estão em queda, puxada pela baixa das cotações das commodities agrícolas em todo o mundo.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais