Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nas próximas 48 horas em Minas Gerais

Esse grande volume de chuvas é causado pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta a população do estado sobre a previsão de fortes chuvas que podem chegar a 200mm em algumas localidades, durante as próximas 48 horas, entre esta quinta-feira (5/1) e a sexta-feira (6/1). Esse grande volume de chuvas é causado pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As localidades com possibilidade de maior incidência das chuvas intensas, segundo os modelos meteorológicos utilizados pela Defesa Civil, são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes. Como mostra o mapa, para a região de Patos de Minas, a previsão é de um volume de chuvas entre 100mm e 150mm, que é muito acima da média.

O tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, explica que todos os alertas são preventivos, visando a proteção da população. “Trabalhamos sempre para alertar com a maior antecedência possível sobre a possível incidência de chuvas. É preciso que estejamos preparados e atentos para evitar problemas”, diz o tenente-coronel.

A Defesa Civil de Minas Gerais frequentemente divulga alertas sobre chuvas em suas redes sociais (Instagram e Twitter). Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens automáticas comunicando eventos severos na localidade indicada.

Dicas de autoproteção

A Defesa Civil de Patos de Minas está percorrendo áreas de risco e distribuindo cartilha com orientações para os moradores. O órgão trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil para evitar situações traumáticas, como as que ocorreram no ano passado, onde centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas já alagadas em decorrência das enchentes.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Comerciante é notificado por cones colocados pela Copasa; Prefeitura reconheceu o erro

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais