Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nas próximas 48 horas em Minas Gerais

Esse grande volume de chuvas é causado pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta a população do estado sobre a previsão de fortes chuvas que podem chegar a 200mm em algumas localidades, durante as próximas 48 horas, entre esta quinta-feira (5/1) e a sexta-feira (6/1). Esse grande volume de chuvas é causado pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As localidades com possibilidade de maior incidência das chuvas intensas, segundo os modelos meteorológicos utilizados pela Defesa Civil, são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes. Como mostra o mapa, para a região de Patos de Minas, a previsão é de um volume de chuvas entre 100mm e 150mm, que é muito acima da média.

O tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, explica que todos os alertas são preventivos, visando a proteção da população. “Trabalhamos sempre para alertar com a maior antecedência possível sobre a possível incidência de chuvas. É preciso que estejamos preparados e atentos para evitar problemas”, diz o tenente-coronel.

A Defesa Civil de Minas Gerais frequentemente divulga alertas sobre chuvas em suas redes sociais (Instagram e Twitter). Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens automáticas comunicando eventos severos na localidade indicada.

Dicas de autoproteção

A Defesa Civil de Patos de Minas está percorrendo áreas de risco e distribuindo cartilha com orientações para os moradores. O órgão trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil para evitar situações traumáticas, como as que ocorreram no ano passado, onde centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas já alagadas em decorrência das enchentes.

Últimas Notícias

Polícia Militar Rodoviária prende motorista com 14 comprimidos de rebite, em Lagoa Formosa

Veja mais

Atenção! Estudantes e pais de alunos têm só até o dia 10 para confirmar matrícula na rede pública

Veja mais

Desconto indevido de aposentadorias pagas pelo INSS foi a principal queixa no Procon em 2024

Veja mais

Homem suspeita de que ex estava com outro e danifica moto e carro

Veja mais

Estrada de Arraial dos Afonsos tem deslizamento de encosta e erosões ao longo do acostamento

Veja mais

Com presença de ex-mandatários, quadro de Falcão é entronizado na Galeria dos Prefeitos de Patos de Minas

Veja mais