Defensoria Pública abre inscrições para o “Mutirão Direito a Ter Pai 2020” em Patos de Minas

O “Mutirão Direito a Ter Pai 2020” em sua 8ª edição será realizado em Patos de Minas e em outras 32 unidades da Defensoria Pública instaladas no Estado de Minas Gerais.

Fórum de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Interessados em participar do mutirão de reconhecimento de paternidade tem até o dia 30 deste mês para se inscreverem. O formato da iniciativa extrajudicial foi adaptado para evitar risco de contágio pela Covid-19. O “Mutirão Direito a Ter Pai 2020” em sua 8ª edição será realizado em Patos de Minas e em outras 32 unidades da Defensoria Pública instaladas no Estado de Minas Gerais.

Esta será a 8ª edição estadual do mutirão de reconhecimento de paternidade/maternidade, promovido anualmente pela Instituição. A iniciativa extrajudicial será realizada durante o mês de outubro, em Belo Horizonte e em mais 32 unidades da DPMG no interior do estado. O mutirão de reconhecimento de paternidade/maternidade, promovido anualmente pela Instituição é totalmente gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade.

Inscrições remotas

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas exclusivamente de forma remota, pelos canais digitais da Defensoria, até o dia 30 de setembro. Em Patos de Minas, a inscrição deve ser feita pelo email mutirão.patosdeminas@defensoria.mg.def.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone Celular: (31) 9 8443-0261.

Exame de DNA

Ao se inscrever para fazer o exame de DNA (caso necessário), a pessoa que pretende ser reconhecida ou seu representante legal (no caso de menores de idade) deverá informar o nome, número de telefone e endereço do suposto pai.

A Defensoria Pública entrará em contato para convidar o suposto pai para participar do Mutirão e informando o dia, horário e endereço do laboratório onde será feito o exame de DNA.

O suposto pai que deseja reconhecer espontaneamente o filho também pode fazer a inscrição para participar do mutirão. Nesse caso, ele deverá informar o nome da pessoa que deseja reconhecer, número de telefone e endereço.

Agendamento

O Mutirão “Direito a Ter Pai” acontecerá durante todo o mês de outubro, mas à medida que as pessoas forem se inscrevendo já serão agendados os exames de DNA e as sessões virtuais, que podem acontecer em setembro também.

A intenção da Defensoria Pública é que os participantes do Mutirão possam ter a sua paternidade reconhecida até o final de outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças.

Documentação necessária

Confira abaixo a relação de documentos.

– Certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido, sem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento

– Documento pessoal com foto

– Comprovante de endereço

– Documento pessoal do representante legal, no caso de requerente menor

– Nome, número de telefone e endereço do suposto pai

“Direito a Ter Pai”

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do genitor na certidão de nascimento. A realidade assustadora confronta o fato de que o afeto familiar é uma marca importante no desenvolvimento e crescimento da pessoa.

Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança e do adolescente garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O registro assegura direitos tais como recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios.

O problema é histórico e mesmo que seja, em alguns momentos, tratado de forma natural, merece atenção e reparação. Pensando nisso, a Defensoria Pública de Minas Gerais promove o mutirão “Direito a Ter Pai” desde 2011.

O objetivo é garantir à criança, ao adolescente e ao adulto, o direito a ter o nome do pai ou da mãe em seu registro de nascimento.

O Mutirão “Direito a Ter Pai” já superou a marca de 50 mil atendimentos em Minas Gerais desde sua primeira edição.

Últimas Notícias

Incêndio às margens da BR 365 causa acidente com 4 veículos; um dos carros pegou fogo

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais

Homem acaba na delegacia após implicar vizinha baixando e aumentando volume de som

Veja mais

Motociclista de 57 anos é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague pela Av. Afonso Queiroz

Veja mais