Decreto que autoriza desapropriação do “Casarão do Dr. Itagiba” chega à Câmara Municipal
Os recursos para compra do imóvel viriam de dotação orçamentária própria do município.
O prefeito Pedro Lucas encaminhou para a Câmara Municipal o decreto que torna de utilidade pública para fins de desapropriação, o “Casarão do Doutor Itagiba”. Como adiantou o Patos Hoje na última terça-feira (10) , a intenção do chefe do Executivo é adquirir o imóvel para abrigar órgãos públicos.
Segundo o Decreto, o imóvel localizado no cruzamento da rua General Osório com a avenida Getúlio Vargas possui área de 632,87 metros quadrados e deverá ser desapropriado de forma amigável ou judicial. Na Justificativa, o prefeito Pedro Lucas argumenta que o imóvel poderia abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e que o lote nos fundos poderia ser edificado para abrigar a Farmacinha Municipal.
O Patos Hoje apurou que as negociações entre o prefeito Pedro Lucas e a família que é proprietária do imóvel não vêm de agora. O acordo já estaria fechado verbalmente. A Administração Municipal pagaria R$ 1,5 milhão para ficar com o imóvel. Os recursos viriam de dotação orçamentária própria do município.
O “Casarão do Doutor Itagiba” foi construído em meados da década de 1910 e faz parte do Inventário Histórico do Município de Patos de Minas. O imóvel tem alto valor histórico, uma vez que Doutor Itagiba foi um dos primeiros advogados da cidade e teve grande influência na cidade.
O decreto municipal que torna o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação deverá ser apreciado pelos vereadores na reunião desta quinta-feira.
Autor: Maurício Rocha