Decreto com novos valores para a cobrança do ITBI deve ser publicado em uma semana

A decisão põe fim a uma polêmica que se formou em Patos de Minas nas últimas semanas.

A nova praça de valores de imóveis elaborada por uma comissão formada por corretores, engenheiros e contabilistas foi aprovada pela Administração Municipal e um novo decreto determinando as bases para a cobrança do ITBI deverá ser publicado dentro de uma semana. A decisão põe fim a uma polêmica que se formou em Patos de Minas nas últimas semanas.

Em maio deste ano, a prefeita Beia Savassi publicou um decreto aumentando os valores dos imóveis de Patos de Minas, que não eram reajustados desde 2005. A decisão provocou um aumento no Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis e a reclamação foi geral. O assunto foi parar na Câmara Municipal.

Os vereadores Amarildo Ferreira, Dalva Mota e Isaías Martins, membros da comissão de urbanismo da Câmara, promoveram audiências públicas e criaram uma comissão para corrigir as distorções. Engenheiros, corretores e contabilistas reclamavam que o reajuste feito pela Prefeitura ficou muito acima da realidade do município, principalmente na zona rural.

Por causa disso, o comércio de imóveis em Patos de Minas praticamente parou. Muita gente aguardava uma solução para o impasse para oficializar a venda. A nova praça de valores vem com uma redução média de aproximadamente 30% no preço dos imóveis em Patos de Minas para fins de cobrança do ITBI.

De acordo com o secretário municipal de finanças e orçamento, Carlos Resende, a prefeita Beia Savassi deverá publicar um decreto com os novos valores de imóveis até a próxima semana.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais