De Janeiro a abril, Prefeitura gastou R$12.542.606,74 com Covid e só arrecadou R$5.719.194,67

Enquanto a Administração Municipal arrecadou R$ 5.719.194,67, as despesas com a Covid-19 chegaram a R$12.542.606,74.

Cada paciente infectado pela Covid-19 significa um custo a mais para o poder público. A Prefeitura de Patos de Minas gasta R$ 1.762,84 por pessoa diagnosticada com o vírus, e olha que esse valor já diminui. No ano passado, quando a estrutura de atendimento estava sendo montada, o custo por paciente foi de R$ 5.737,74. E falta dinheiro. Enquanto a Administração Municipal arrecadou R$ 5.719.194,67, as despesas com a Covid-19 chegaram a R$12.542.606,74.

A prestação de contas dos gastos da Prefeitura de Minas com Covid-19 foi apresentada em audiência remota com os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas na tarde dessa quarta-feira (19). A apresentação é uma exigência do art. 6º, da Lei Complementar no 625, de 28 de abril de 2020, que estabelece a obrigatoriedade de o Executivo Municipal prestar contas mensalmente à Câmara Municipal durante a vigência do estado de calamidade pública no enfrentamento ao coronavírus.

O relatório de gastos da Covid-19 foi apresentado aos vereadores pelo diretor de Orçamento e Finanças da Prefeitura, André Lúcio da Cruz Felipe, e pela diretora hospitalar Geral do Hospital de Campanha, Odilene Gonçalves, com informações complementares da secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta. Segundo o relatório apresentado pelos servidores, o município recebeu R$80.295,85 em janeiro; R$216.239,23 em fevereiro; R$3.592.748,58 em março e R$1.829.911,01 em abril, totalizando R$5.719.194,67.

Já as despesas do período de janeiro a abril de 2021 para o enfrentamento da Covid-19 somam um montante de R$12.542.606,74, sendo R$2.636.579,55 em janeiro; R$3.186.355,73 em fevereiro; R$3.483.665,34 em março e R$3.236.006,12 em abril. A natureza das despesas inclui contratações, vencimentos, contribuições ao Iprem, material de consumo, material de bem ou consumo, outras despesas de pessoal, outros serviços de pessoa física e jurídica, serviços de tecnologia de informação e comunicação, equipamentos e material permanente, entre outras, de acordo com o diretor de Orçamento e Finanças da prefeitura.

A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, informou que a verba referente a custeio de leitos do estado não é suficiente. Ela explicou que o complemento é feito com recursos da Prefeitura.

Últimas Notícias

Escolas municipais e CMEIs de Patos de Minas funcionarão normalmente na hora do jogo do Brasil

Veja mais

Desentendimento por tamanho de pedra de crack termina com três presos em Patos de Minas

Veja mais

Adolescente de 17 anos é apreendido por furto de roupas, equipamentos e até espada em Patos de Minas

Veja mais

Impressionante! Carro vai parar debaixo de pick-up após violenta batida na Avenida Padre Almir; veja

Veja mais

Com 59 casos de leishmaniose em cães, agentes passam por capacitação para combater a doença em Patos de Minas

Veja mais

Ruas Rui Barbosa e Prefeito Camundinho passam a ter mão única; outras cinco vias também serão modificadas

Veja mais