DCE do Unipam se mobiliza para barrar Projeto de Lei que limita Passe Livre Estudantil

O Projeto limita o Passe Livre nos ônibus do transporte coletivo e atinge em cheio os estudantes do UNIPAM e de todas as instituições de ensino particulares da cidade.

O DCE argumenta que mais uma despesa pode inviabilizar a conclusão dos estudos para muita gente.

Um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal encaminhado para a aprovação dos vereadores no final do ano passado tem causado preocupação entre os estudantes do Unipam. O Projeto limita o Passe Livre nos ônibus do transporte coletivo e atinge em cheio os estudantes do Centro Universitário de Patos de Minas e de todas as instituições de ensino particulares da cidade.

Atualmente, todos os estudantes têm passe livre no transporte coletivo urbano. Outras categorias, como idosos e portadores de necessidades especiais também não pagam passagem. O argumento da Prefeitura é que o benefício tem ficado caro demais para os cofres públicos. Somente no ano de 2018, a conta ultrapassa a casa dos R$ 5 milhões.

Para reduzir os gastos com passagens, o prefeito José Eustáquio elaborou novo Projeto de Lei propondo uma série de mudanças no passe livre. A primeira delas é que os estudantes de escolas particulares deixarão de ter direito ao benefício, com exceção daqueles que possuem bolsas de estudo.

Para o Diretório Central dos Estudantes, a mudança trará ainda mais dificuldades para quem luta para concluir um curso superior. Boa parte dos estudantes do Centro Universitário trabalha para custear as mensalidades. O DCE argumenta que mais uma despesa pode inviabilizar a conclusão dos estudos para muita gente.

Segundo a direção do Diretório Central dos Estudantes, a Lei do Passe Livre já limita os abusos. Hoje os estudantes só podem circular no trajeto de casa para a escola e nos horários de início e término das aulas. Nos finais de semana, feriados e durante as férias, o Passe Escolar também é suspenso.

O Projeto de Lei que limita o Passe Livre será analisado na Câmara Municipal após o recesso parlamentar. O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Hugo Campos Lima Silva, tem buscado o apoio dos vereadores para evitar a aprovação do Projeto. Na manhã dessa quarta-feira (02), ele se reuniu com o vereador Braz Paulo.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais