Dados da Polícia Militar apontam redução nos crimes praticados durante a Fenamilho 2024
A coletiva de imprensa foi realizada na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Patos de Minas.
A Polícia Militar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas convocaram a imprensa para divulgar números relacionados à segurança pública na Fenamilho 2024. O Tenente Coronel R Santos, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, avaliou de forma geral que os números em comparação com 2023 foram positivos.
A coletiva de imprensa foi realizada na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Patos de Minas, na manhã desta terça-feira (4). O Ten Cel R Santos iniciou a coletiva afirmando que a ação da Polícia Militar na área externa do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento foi positiva. O Comandante informou que o número de acidentes sem vítimas reduziu 36% e os acidentes envolvendo vítimas caíram 42,86%.
Os números de crimes contra a pessoa também tiveram reduções. Os registros de lesão corporal caíram 37%: de 27 para 17 casos. Os dados sobre homicídios também entraram no balanço da Polícia Militar. No ano passado, no período da realização da Fenamilho, foram dois homicídios registrados, enquanto este ano não houve registros. O Ten Cel associou a redução destes crimes, com a ação dos militares em pontos de bloqueios, nas entradas da cidade.
Um dado negativo foi o número de furtos, que aumentou em 18,92%: de 74 para 88. O Comandante explicou que esse aumento se deve as quadrilhas que agiram nos shows do Gusttavo Lima e do Jorge e Matheus. Apesar do aumento nestes números, R Santos disse que a resposta da Polícia Militar foi rápida sendo as quadrilhas detidas, no dia seguinte aos crimes.
Em média, cerca de 140 pessoas, por dia, estiveram envolvidas diretamente com a segurança no Parque de Exposições, sendo 80 agentes de segurança da rede privada e mais 60 militares.