Curso vai capacitar 15 mil professores da rede estadual
Participam da primeira turma, iniciada em novembro de 2008, cerca de 350 técnicos das superintendências regionais de ensino
O curso de atualização em educação inclusiva para profissionais da rede pública vai capacitar 15 mil professores para atender alunos com necessidade especiais. Participam da primeira turma, iniciada em novembro de 2008, cerca de 350 técnicos das superintendências regionais de ensino (SRE). A carga horária é de 200 horas/aula, na modalidade a distância. Como marco da nova iniciativa, foi realizado nesta quinta-feira (5) o seminário “Direito à diferença: fazendo inclusão na educação”. A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, participou da abertura do evento que reuniu professores, técnicos e dirigentes escolares. O curso é resultado da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
A capacitação é voltada para educadores que atuam nas 893 escolas do Projeto Incluir. O projeto prevê que em cada um dos municípios mineiros haja pelo menos uma escola estadual totalmente preparada para receber alunos com necessidade especial física ou intelectual. Durante a palestra, a secretária Vanessa Guimarães apresentou os dados relativos à acessibilidade nas escolas mineiras: das quatro mil escolas da rede estadual, mais da metade já atende aos critérios necessários. As demais escolas já vêm recebendo adaptações, até passarem por reforma geral. Minas é o estado com o maior número de alunos com necessidades especiais matriculados, com cem mil cadastrados no Censo Escolar de 2008, de acordo com a secretária. Ela ressaltou o entusiasmo dos professores e dirigentes como fator de sucesso da educação mineira.
Durante a solenidade, a vice-reitora Patrícia Fernandes, e a diretora da PUC-Minas Virtual, Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira, apontaram o pioneirismo e a dedicação da universidade para as ações afirmativas. "Treinamos mais de mil pessoas portadoras de deficiência gratuitamente em todas as nossas unidades", apontou Patrícia. A participante do curso Margarete Oliveira Lopes, professora da Escola Estadual Maurício Murgel, acredita que a capacitação fornecerá subsídios sobre a inclusão: "a troca de experiências é enriquecedora", disse.
Projeto Incluir
O curso de atualização é dirigido às escolas participantes do projeto Incluir. Desenvolvido desde 2005, o projeto da SEE cria um padrão de acessibilidade para toda a rede pública, por meio da construção ou adaptação das instalações físicas das escolas. O projeto permite o acesso dos alunos, além da capacitação de profissionais para o bom atendimento nas escolas. Ao todo, participam 893 instituições de ensino, atendendo cerca de 575 mil alunos.
Atualmente, todos os prédios escolares construídos ou reformados obedecem aos critérios de acessibilidade para portadores de deficiência. Esses critérios são a garantia do acesso adequado e digno dos alunos a todos os espaços de uso comum das escolas como sanitários, refeitórios, bibliotecas, auditórios, pátio, quadras e salas de aula. Em 2004, a SEE elaborou e distribuiu para todas as escolas estaduais e municipais a cartilha Cuidando da Acessibilidade em Prédios Escolares. A publicação orienta as adaptações no espaço físico das escolas para facilitar o acesso de alunos. O manual pode ser acessado no site www.educacao.mg.gov.br .
A capacitação é voltada para educadores que atuam nas 893 escolas do Projeto Incluir. O projeto prevê que em cada um dos municípios mineiros haja pelo menos uma escola estadual totalmente preparada para receber alunos com necessidade especial física ou intelectual. Durante a palestra, a secretária Vanessa Guimarães apresentou os dados relativos à acessibilidade nas escolas mineiras: das quatro mil escolas da rede estadual, mais da metade já atende aos critérios necessários. As demais escolas já vêm recebendo adaptações, até passarem por reforma geral. Minas é o estado com o maior número de alunos com necessidades especiais matriculados, com cem mil cadastrados no Censo Escolar de 2008, de acordo com a secretária. Ela ressaltou o entusiasmo dos professores e dirigentes como fator de sucesso da educação mineira.
Durante a solenidade, a vice-reitora Patrícia Fernandes, e a diretora da PUC-Minas Virtual, Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira, apontaram o pioneirismo e a dedicação da universidade para as ações afirmativas. "Treinamos mais de mil pessoas portadoras de deficiência gratuitamente em todas as nossas unidades", apontou Patrícia. A participante do curso Margarete Oliveira Lopes, professora da Escola Estadual Maurício Murgel, acredita que a capacitação fornecerá subsídios sobre a inclusão: "a troca de experiências é enriquecedora", disse.
Projeto Incluir
O curso de atualização é dirigido às escolas participantes do projeto Incluir. Desenvolvido desde 2005, o projeto da SEE cria um padrão de acessibilidade para toda a rede pública, por meio da construção ou adaptação das instalações físicas das escolas. O projeto permite o acesso dos alunos, além da capacitação de profissionais para o bom atendimento nas escolas. Ao todo, participam 893 instituições de ensino, atendendo cerca de 575 mil alunos.
Atualmente, todos os prédios escolares construídos ou reformados obedecem aos critérios de acessibilidade para portadores de deficiência. Esses critérios são a garantia do acesso adequado e digno dos alunos a todos os espaços de uso comum das escolas como sanitários, refeitórios, bibliotecas, auditórios, pátio, quadras e salas de aula. Em 2004, a SEE elaborou e distribuiu para todas as escolas estaduais e municipais a cartilha Cuidando da Acessibilidade em Prédios Escolares. A publicação orienta as adaptações no espaço físico das escolas para facilitar o acesso de alunos. O manual pode ser acessado no site www.educacao.mg.gov.br .