Curso de Farmácia da FPM inicia projeto que incentiva cultivo de plantas medicinais

A iniciativa vai incentivar a comunidade a cultivar espécies medicinais.


Os primeiros canteiros foram plantados nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Numa parceria com a Associação de Moradores do Bairro Ipanema juntamente com a coordenação de Assistência Farmacêutica do Município, a escola de farmácia da Faculdade Patos de Minas deu início ao projeto: Horta Terapêutica . A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a comunidade a cultivar espécies medicinais, aromáticas e condimentares num espaço de convivência social.

Os primeiros canteiros foram plantados nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ipanema e contou com a colaboração dos agentes comunitários e das alunas do curso. Inicialmente, o projeto corresponde ao incentivo das Políticas Públicas de “Plantas Medicinais e Fitoterápicos” e de “Praticas Integrativas e Complementares”.

O projeto “Horta Terapêutica” pretende criar possibilidades de resgate do conhecimento popular das plantas medicinais, criando novas perspectivas terapêuticas junto à equipe de saúde tendo por base o conhecimento científico. O projeto, portanto, visa oportunizar a participação social por meio de  encontros mensais.

A coordenação do curso de Farmácia da FPM salienta que é preciso criar vínculos entre comunidade e universidade, fortalecendo um convívio seguro com as plantas medicinais, pois é papel dos futuros profissionais da área disseminarem o conceito de que “Planta medicinal é medicamento somente quando usada corretamente”.

Fonte: Ascom da FPM

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais

Jovem de 22 anos perde R$ 6 mil em mais um golpe do falso intermediário de venda de veículo em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura vai instalar semáforo em cruzamento da Avenida Fátima Porto em Patos de Minas

Veja mais