Curso de Engenharia Ambiental e Emater fazem implantação de fossa séptica

O curso teve como objetivo propiciar aos técnicos discussões e conhecimentos sobre saneamento rural.


No último dia do curso foi implantada na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, uma fossa séptica biodigestora.
No mês de setembro o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) colaborou com a Emater – MG na qualificação de técnicos da empresa. O curso, organizado pela Coordenadora Técnica Regional, Leni Alves de Sousa teve como objetivo propiciar aos técnicos discussões e conhecimentos sobre saneamento rural.

O professor Adalberto Vieira e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Tiago Santos ministraram palestras sobre Resíduos Sólidos em propriedades rurais e Saneamento Rural através de Fossas Sépticas.

No último dia do curso foi implantada na Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, uma fossa séptica biodigestora para tratamento sanitário, modelo desenvolvido pela EMBRAPA. O projeto contou com as orientações técnicas do professor Edmundo de Moura Estevão.

Estiveram presentes e auxiliando, o professor Paulo Eduardo, o funcionário Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, Geraldo Caetano e o estagiário e aluno do curso de Agronomia Almiro Luis Soares.

Segundo o professor Tiago Santos, a implantação desta alternativa de tratamento servirá como modelo para produtores rurais que queiram conhecer ou implantar tal tecnologia. “A eficiência da fossa séptica será acompanhada por alunos do curso, através de parâmetros analisados nos laboratórios do UNIPAM. Os resultados serão disponibilizados à EMATER-MG”, explicou o professor.

Ele comentou ainda que através desse trabalho espera-se potencializar o bom trabalho feito pela EMATER-MG na região através da parceria entre o curso de Engenharia Ambiental do UNIPAM e a EMATER-MG.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais