Cúpula do Sistema de Defesa Social vem a Patos de Minas discutir segurança pública

O objetivo é realizar um diagnóstico regionalizado dos índices de homicídios e crimes violentos das 24 cidades que compõem a Risp.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão, se reúnem, na próxima quinta-feira (22.11), com as lideranças policiais da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), sediada em Patos de Minas, para discutir estratégias para o enfrentamento da criminalidade na região. O objetivo é realizar um diagnóstico regionalizado dos índices de homicídios e crimes violentos das 24 cidades que compõem a Risp, com estabelecimento de estratégias e metas objetivas de combate. O encontro será realizado no Buffet Decorfest.

Patos de Minas é a décima primeira cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social, que até final do ano, irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 25% dos homicídios entre os meses de abril e julho deste ano.

A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) e do Comitê Interinstitucional de Monitoramento dos Crimes Violentos foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros. As reuniões da cúpula da Defesa Social contam também com o envolvimento da Justiça e do Ministério Público.

Igesp

A Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações de segurança. Iniciada de forma pioneira em Minas Gerais em 2003, a metodologia foi um dos fatores responsáveis pela redução de quase 50% dos índices de criminalidade no Estado nos últimos anos. O Igesp contempla áreas de atuação, procedimentos, metodologias e delimitação de territórios geográficos comuns, em níveis operacionais, táticos e estratégicos.

O secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Martins Sant´Ana e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão vão atender a imprensa às 16h30.

Fonte: Agência Minas

Foto: Ilustração

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais